Boletim Unicap

Professores do curso de Jornalismo realizam pré-estreia de documentário

Foto: Carolina Nogueira

Nascida em família de burgueses, onde teve a oportunidade de estudar e se instruir, casou-se com Francisco Julião que foi o seu professor particular para a preparação de um exame do ginásio. Alexina Crêspo, personagem do documentário dirigido pelos jornalistas e professores da Universidade Católica de Pernambuco Stella Maris e Cláudio Bezerra, ainda não imagina nesta época que poderia ter uma vida repleta de histórias emocionantes.

Alexina Crêspo

Alexina – memórias do exílio, teve sua pré-estreia hoje, no Cinema da Fundação. A história da ex-mulher de Francisco Julião, que foi o líder das Ligas Camponesas, tem a presença de nomes como o de Fidel Castro e Mao Tsé-Tung, que foram aliados na luta que Alexina enfrentou no Brasil a favor dos camponeses. Participou do braço armado clandestino inspirado na Revolução Cubana, mas mesmo assim não deixou seus quatro filhos de lado. No ano de 1964, Alexina viaja para Cuba, onde já moravam os seus filhos a convite de Fidel Castro, para o casamento de um deles. Durante a viagem, período em que o Brasil estava sob a Ditadura Militar, ela é aconselhada, novamente, pelo seu amigo Fidel a permanecer em Cuba, local que se torna sua moradia por 10 anos. Em 1980, com a concessão da anistia política, volta ao Brasil e se depara com a perda de todos os seus pertences e perda do contato com seus pais, por conta do período em que viveu exilada fora do país.

Hoje, com 86 anos, é Alexina Crêspo quem conta no documentário sua história durante os tempos em Cuba. Com o auxilio do seu filho, Anatólio Julião, Stella e Cláudio mostram imagens da casa onde a família morou, os vizinhos e amigos, além de pontos turísticos inesquecíveis de Havana.

Sala de Exibição

O curta foi o vencedor do 7º Concurso de Roteiros Rucker Vieira, que já revelou trabalhos premiados em nível nacional.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário