Professora Nadia Azevedo recebe homenagem na Câmara dos Vereadores do Recife

Fotos: Rafael Sabóia

Na manhã desta quarta-feira (07) a professora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco Nadia Azevedo foi uma das homenageadas na celebração de 30 anos da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo no Brasil, realizada no plenário da Câmara dos Vereadores do Recife.

A ideia da homenagem foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), em parceria com a diretoria do 5º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região de Pernambuco. Além da docente da Unicap, também foram homenageadas as fonoaudiólogas Gracita Didier, Cláudia Marina, Bianca Queiroga e Maria Carolina Paes.

Compondo a mesa organizadora das homenagens estavam o vereador Luiz Eustáquio; o vereador Aerto Luna, que presidiu a celebração e representou o presidente da Câmara, Jurandir Liberal; Djama Paes, prefeito de Glória do Goitá; Bianca Manchester, presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia; Ana Cristina, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia em Pernambuco; Gracita Didier, Maria de Sá e Adriana Ferreira.

O discurso de abertura das homenagens foi feito pelo vereador Luiz Eustáquio, que parabenizou a todos os profissionais que fazem fonoaudiologia e saudou os componentes da mesa. Eustáquio falou da importância da profissão de fonoaudiólogo para a sociedade e enfatizou que só quem precisa de um profissional da fala é que realmente valoriza o trabalho realizado por eles. O próprio vereador também confessou ser uma dessas pessoas que precisaram desses profissionais para o ajudar a ter uma melhor dicção. Esse foi um dos motivos que o fizeram propor esta homenagem em celebração dos 30 anos de reconhecimento oficial da profissão. Lembrou também que, em sua família, sua irmã também precisou dos serviços de fonoaudiólogos para melhorar a sua fala, quando era criança.

O evento também foi uma forma de homenagear a memória do fonoaudiólogo Fábio Lessa, que foi lembrado no discurso do vereador e também nos de todas as homenageadas. Fábio foi lembrado principalmente pelo fato de, em seu curto tempo de vida, ter sido uma das pessoas que mais brigou pela regulamentação da profissão e pelo amor que tinha pelo que fazia.

Em seu discurso, a professora Nadia Azevedo agradeceu ao vereador Luiz Eustáquio pela iniciativa, à sua família, aos professores do curso da Unicap e a todos os profissionais da fonoaudiologia. “É uma emoção muito grande receber hoje esta homenagem, visto que estou lecionando no curso de Fonoaudiologia da Católica há 30 anos, curso que foi o primeiro do Norte e Nordeste. Então, a minha história como docente se confunde com a história do curso e, consequentemente, da profissão. Esta homenagem representa muito para mim”, disse emocionada a professora Nadia Azevedo.