Professora de Teologia vai ministrar conferências na França sobre sinodalidade da Igreja

A pesquisa em teologia desenvolvida na Universidade Católica de Pernambuco terá uma posição de destaque durante colóquio produzido por uma das principais revistas científicas europeias da área de Ciências da Religião. A Profª Drª Alzirinha Rocha de Souza vai fazer a conferência de abertura do colóquio La Synodalité de l’Èglise (A sinodalidade da Igreja), organizado pela revista Recherches de Science Religieuse (RSR). O evento vai acontecer entre os dias 8,9 e 10 de novembro em Paris.

Alzirinha vai falar sobre o tema La “collegialité synodale” aux conférences du Celam : une routhe historique e théologique (A colegialidade nas conferências do Celam: um percurso histórico e teológico). A conferência intitulada A Força da Sinodalidade das Conferências do Celam: uma rota histórica e teológica a partir da Conferência de Medelin vai apresentar a perspectiva organizacional contidas nas cinco conferências gerais do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) realizadas no Rio de Janeiro (1955), Medelin (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007).

Alzirinha e Cristoph Teobald em foto de 2014

“Sinodalidade em sentido estrito quer dizer ‘caminhar juntos’. Quando a gente fala que o Papa faz um sínodo significa que ele e os bispos juntos vão pensar um determinado tema. Então o centro do colóquio quer dizer isso, como é que a Igreja em 2018, enquanto instituição, pode ainda caminhar, tomar decisões juntos e pensar juntos as questões que nos demandam hoje da realidade. Nós fomos convidados porque eles querem pensar também a sinodalidade a partir de outros continentes e outras realidades que não só a europeia”, explicou Alzirinha. A revista RSR é dirigida pelo Prof. Dr. Cristoph Teobald, que foi orientador do doutorado de Padre Pedro Rubens, Reitor da Unicap, no Centre Sèvres em Paris.

Alzirinha contou que esta publicação já teve uma edição voltada para o tema da sinodalidade no contexto europeu. “Eu vou falar especificamente sobre a colegialidade da sinodalidade a partir e na conferência de Medelin, a primeira realizada no período pós-conciliar”, detalhou a pesquisadora ao se referir ao Concílio Vaticano II. A professora vai participar ainda de mais duas conferências com mestrandos e doutorandos, sendo uma com estudantes do Centre Sèvre e a outra com alunos do Instituto Católico de Paris.

Ela conta que as conferências vão continuar abordando a mesma temática, mas a partir de outra perspectiva. Intitulada Medelin: memória e atualidade para a América Latina e para o mundo, Alzirinha pretende “traçar não só a questão da colegialidade, mas qual a pertinência e possibilidade de atualização de Medelin para os dias atuais, não só para a América Latina, mas para as outras Igrejas também de outros contextos e realidade. Saio de 1968 até o Papa Francisco porque o que ele faz é retomar a agenda não só do Concílio Vaticano II, mas a agenda das Conferências do Celam que ele cita com muita frequência até porque ele ajudou a construir a Conferência de Aparecida sendo um dos redatores”.