Professora de Jogos Digitais conquista primeiro lugar com trabalho sobre o Ganhando Asas através da Comunicação e da Arte

“Perceber o olhar da ciência e academia para a educação especial e projetos de cunho social é um reconhecimento importante que valida nosso comprometimento com o ser humano”. É assim que a professora Juliana Miranda, do curso tecnológico em Jogos Digitais da Unicap, analisa a conquista do primeiro lugar no VIII TRIC – Torneio Regional de Inteligência Computacional – IEEE Argentina.

O trabalho foi apresentado na trilha de Jogos Digitais do Torneio, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro último, em Buenos Aires. É um relato da experiência desenvolvida na disciplina de Jogos Digitais, ministrada pela professora, no Ganhando Asas através da Comunicação e da Arte, projeto de extensão do curso de Fotografia da Católica.

Juliana explica como foi o desenvolvimento da disciplina. “A metodologia foi dividida em dois momentos. Um primeiro semestre dedicado ao ensino de conceitos game design e arte para jogos, rodadas de jogos para construção de repertório e atividades práticas envolvendo expressão artística manual e digital, além da interação do grupo experimentando competição, cooperação e mecânicas distintas”.

Ela detalha que no segundo semestre, com o grupo já apropriado de conceitos e vocabulários, trabalhou o foco através da concepção de projeto e autogerenciamento. “Trouxemos para a temática dos projetos aspectos do cotidiano de cada aluno, estimulando protagonismo e atuando como aspecto motivador”.

A sociedade científica concedeu medalha e certificado ao projeto, como primeiro lugar na competição. Fizeram parte da equipe que elaborou o artigo o professor Anthony Lins, coordenador do curso de Jogos Digitais, a professora Carla Teixeira, coordenadora do curso de Jornalismo e o estudante de Jogos Digitais, também voluntário no Ganhando Asas, Lucas Melo.

O coordenador do curso de Jogos Digitais fez parte do comitê científico do Torneio Regional de Inteligência Computacional, evento promovido pelo Capítulo Argentino da Sociedade de Inteligência Computacional, que reuniu pesquisadores universitários, profissionais e industriais da área. Na ocasião, o professor Anthony Lins apresentou a experiência do curso na formação de capital humano para a área de jogos bem como atividades desenvolvidas por docentes e discentes do curso, além dos projetos da Agência Combogó Unicap.

“Tivemos ainda reuniões com membros da Sociedade Científica da Argentina, que externaram interesse em articular parcerias com o curso de Jogos e a Unicap, para a troca de experiências educacionais e desenvolvimento de pesquisas entre os dois países”, destacou Anthony Lins.

O curso de Jogos Digitais da Católica entrou como apoio e um dos organizadores. Além disso, a Católica teve três trabalhos aceitos para apresentação. Entre os objetivos do Torneio estão o incentivo à pesquisa de ferramentas de inteligência computacional; o intercâmbio científico; divulgação dos avanços na área; e o desenvolvimento de jogos digitais baseados em uma visão multidisciplinar.