Professora de Ciências Biológicas e fotógrafo da Assecom participam de congresso internacional em Santa Catarina

A professora Goretti Sônia-Silva, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco, vai  participar do Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (COLACMAR 2011), que será realizado de 31 de outubro a 4 de novembro, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ela irá apresentar trabalho intitulado “Perfil socioeconômico de comunidades pesqueiras, com ênfase em Rio Formoso (PE, Brasil)”.

O fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Católica, Paulo Maia, também participará do Congresso. Ele vai realizar a exposição fotográfica Sobre Vivências, com fotos feitas em comunidades pesqueiras de Rio Formoso, durante as pesquisas realizadas pela professora Goretti. A mostra será promovida com o apoio do Instituto Huamanitas Unicap.

A professora Goretti tem realizado palestras acerca da relação homem e ambiente, despertando o interesse de várias pessoas pelo tema. Na sua apresentação, ela destaca que “nunca passamos neste século por tantas mudanças ambientais e  o homem colocado como o personagem central dessa história.  Pensamos sim,  que o ser humano é o detentor de tudo  e, ao redor, gravitam os demais seres, em papel menos significantes… um raciocínio antropocêntrico, com certeza.  Deixamos, no entanto, de  compreender que nos relatos da história da  humanidade  haviam  indicios  que o ser humano era extremamente ligado à terra; adotava  uma postura de  dominio  e fez de suas praticas cotidianas um meio de subsistência. Uma vida em prol da sobrevivência.   Portanto  as mudanças ambientais não são específicos deste século.  Digo sempre … “os seres humanos aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si  mesmos”.  Contudo, vivemos  enclausurados pela escravidão do consumismo e, deixamos de  enxergar  que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, e nós somos partes deste contexto.  Temos que absorver, indiscutivelmente, que  não são nossas habilidades que revelam quem realmente somos neste   “Chão”, mas  são as   nossas atitudes e  ações  que  contabilizam nossa estadia. Gosto muito da frase de Albert Schweitzer  que diz …”quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da  Criação Divina, ninguém precisará ensiná-lo a  respeitar e valorizar o seu semelhante”.