Boletim Unicap

Professora da Católica lança livro abordando a situação feminina no sistema prisional

A professora Valéria Maria Cavalcanti Lins, do curso de Direito da Católica, está lançando o livro Os serviços técnicos penitenciários e a questão da Aids na sexualidade da mulher encarcerada- Colônia Penal Feminina do Bom Pastor.
O livro corresponde à dissertação de mestrado da professora, que foi defendida no ano de 1997. A obra resulta num trabalho de pesquisa que durou dois anos e meio, associado à experiência da autora, que trabalha junto ao sistema carcerário. Apesar do intervalo de 13 anos entre a defesa da tese e o lançamento do livro, o texto original foi acrescido de análises atuais. Valéria Lins lembra ainda que, infelizmente, muitas das situações denunciadas à época não sofreram mudanças ao longo desse tempo.

A obra enfoca questões relativas à execução penal e à Constituição Federal. A autora aborda os serviços técnicos oferecidos à população carcerária, laços afetivos e a contaminação pelo vírus HIV entre as detentas.

A professora lembra que é comum os companheiros abandonarem essas mulheres quando elas passam a cumprir pena. Tal situação já foi mais grave, quando não havia estrutura adequada para as detentas receberem visitas íntimas.

Sobre a atenção à mulher portadora de HIV, o trabalho constata que há o atendimento sempre que o caso é detectado mas, por vezes, as próprias detentas não manifestam o desejo de realizar o teste, o que pode atrasar o diagnóstico. Outro problema é a falta de vontade de alguns órgãos públicos envolvidos nessas ações.

Atualmente, a professora Valéria Lins está trabalhando na tese de doutorado, na área de Psicologia e Direito. O livro é uma pubicação da editora Fasa e está à venda na livraria SBS da Unicap.

print

Compartilhe:
2 Comments

Deixe um comentário