Professora da Católica lança, dia 12, o livro Psicologia Clínica: prática em construção e desafios para a formação
|A professora da graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco Ana Lúcia Francisco lança nesta terça-feira (12), às 20h, no Salão Receptivo, 1º andar do bloco G da Unicap, o livro Psicologia Clínica: prática em construção e desafios para a formação.
A obra aborda a ação clínica do psicólogo que vem, sobretudo nas duas últimas décadas, transpondo os limites de uma prática em consultório particular. Atualmente, o psicólogo vem sendo convidado a opinar e intervir em diversos âmbitos da sociedade, tornando cada vez mais presente sua participação em debates no campo da saúde, da educação, dos direitos humanos, da reforma sanitária, apenas para citar alguns.
Segundo a autora, é crescente a ação do psicólogo clínico em contextos comunitários, institucionais, junto a populações vulneráveis, em organizações de trabalho e na discussão e desenvolvimento de políticas públicas no campo da saúde. Por se tratar de uma inserção relativamente recente, é necessário somar esforços e contribuir com sistematizações e publicações direcionadas a uma psicologia clínica comprometida com as questões de seu tempo.
“Novas cartografias culturais e subjetivas se apresentam ao lado da emergência de sofrimentos psíquicos que demandam por atenção e cuidado. Reiterando a interdependência entre teoria e prática, questionamos a formação do psicólogo, posto que a complexidade do existir humano, atravessado por delicadas questões de valores sociais, políticos, religiosos, entre outros, demandam, mais do que nunca, a abertura para outras compreensões e abordagens. Neste sentido, a formação do psicólogo deve abranger o imprescindível diálogo com outras disciplinas”, revela a professora Ana Lúcia.
Finalizando, a autora diz: “Este mosaico de questões-problemas, argamassa na tessitura deste livro, tem como propósito reforçar a necessária triangulação entre produção teórica e a prática no campo da clínica – uma ressonância em conjunção com outros olhares.”