Professora Arminda Saconi entra para a Academia Pernambucana de Química

A Universidade Católica de Pernambuco viveu no dia 13 um dos momentos mais emocionantes da sua história, com a posse na Academia Pernambucana de Química (APQ) da diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Arminda Saconi Messias. Para formar a mesa da noite, estavam presentes o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; o presidente da APQ, o professor João Pedro dos Santos Oliveira Filho; o secretário da APQ, Francisco de Assis de Amorim Brandão; e o paraninfo da professora Arminda, o professor Luiz Bezerra de Oliveira. Prestigiaram também a cerimônia os Pró-reitores da Unicap Aline Grego (Acadêmica), Padre Lúcio Flávio Cirne (comunitário) e Luciano Pinheiro (administrativo).

A cadeira de número 22, recém-ocupada pela professora Arminda, tem como patrono o professor Pedro Correia de Oliveira Andrade, que foi homenageado pela diretora do CCT e representado pela sua família para receber o tributo. Na sequência, foi a vez da professora Arminda receber as homenagens. “A professora Arminda Saconi se distingue sempre pelo seu trabalho, pela sua capacidade, pela sua coragem de enfrentar as situações. Eu estou feliz de presidir e participar das homenagens à professora Arminda Saconi”, ressaltou o presidente da APQ, João Pedro dos Santos Oliveira Filho. Padre Pedro Rubens também falou da sua felicidade: “A posse da professora Arminda na APQ é uma alegria para nossa Universidade, sobretudo conhecendo a professora Arminda e reconhecendo todo o trabalho sério que ela realiza aqui. É uma alegria mais especial por ser uma mulher na academia, nesse tipo de ciência que, normalmente, não é associada às mulheres, mas cada vez mais a gente vai observando a marca das mulheres na sociedade”.

Na sequência, o paraninfo, Prof. Luiz Bezerra de Oliveira, declarou que “com a posse na APQ, a professora recebe o reconhecimento de todos nós como incentivo de continuar seu trabalho”. No final de sua fala, deu um abraço na professora e, citando a frase de autor desconhecido, disse: “Recebe o nosso abraço fraterno porque ‘o melhor presente que você pode dar é um abraço: ele é tamanho único, e ninguém vai se importar se você quiser devolvê-lo’”. A professora Arminda, bastante emocionada com as declarações, agradeceu a todos os amigos presentes, e falou: “Amigo é aquele que está sempre em sintonia com o seu caminho. Consegui grandes amigos e espero conseguir mais, sempre. Me faz bem, saber que as pessoas estão aqui com a mesma sintonia”. Ela disse ainda que a cerimônia fez com que um filme passasse pela sua cabeça, recordando tudo o que viveu para chegar ao Recife e à Unicap. “Acho que nasci na cidade errada, desde pequena eu enxergo o Nordeste”, declarou a diretora do CCT.

Ao final da homenagem, a professora recebeu flores e depoimentos de pessoas que estavam na plateia e que agradeceram-na por diversos motivos. Entre os agradecimentos, uma carta enviada pelos parentes da professora Arminda, que moram em São Paulo, foi lida.