Professora americana faz palestra na aula inaugural do Mestrado em História

O Programa de Pós-graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite desta quinta-feira, dia 24/08, no auditório do terceiro andar do G4, sua aula inaugural com a palestra da historiadora, Profa. Dra. Eve Buckley, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, com o tema “Engenheiros, Agrônomos e as políticas das Secas e do Desenvolvimento no Nordeste do Brasil”.

A palestrante é doutora pela Universidade da Pensilvânia e atualmente estuda a história da ciência, da medicina, saúde e do meio ambiente da América Latina, em particular do Brasil, do Século XX. Seu foco está no uso da ciência e da tecnologia para abordar problemas acerca da pobreza e do subdesenvolvimento, nas sociedades pós-coloniais e está lançando, nesta semana, o livro em inglês com o tema: “Technocrats and the Politics of Drought and Development in Twentieth-Century Brazil“, que em tradução livre é “Tecnocratas e as Políticas da Seca e Desenvolvimento no Brasil do Século XX”, publicado pela UCN Press.

Nessa obra, Buckley examina projetos de desenvolvimento na zona da seca do interior, do Nordeste do Brasil, com foco na construção de barragens e estabelecimento de colônias de pequenos agricultores, irrigação, dentre outras questões relacionadas com a saúde.

O que a trouxe para o Brasil, desta vez, foram as pesquisas dela sobre o médico brasileiro e intelectual, Josué de Castro. Por meio desse estudo, a professora Eve teve acesso à tese do professor da Católica Elder Remígio de Amorim, também, sobre Josué. Ela entrou em contato com ele e o professor aproveitou para convidá-la a participar da aula inaugural do Mestrado em História.

A historiadora americana fez sua palestra em português fluente para um auditório lotado, por professores, funcionários e alunos da Pós e da Graduação em História. Eve Buckley abordou as políticas públicas entre 1910 e 1960 para o combate à seca no Sertão do Nordeste. Apresentou muito material, fontes documentais do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Dnocs, além de outros tipos de relatórios.

“Eve Buckley buscou muitas informações sobre os engenheiros e agrônomos que atuaram na época, deixando seu trabalho bem consistente. Na sua fala, ela demonstrou para a gente como construiu todo o esquema teórico metodológico dela, os autores que utilizou e isso foi muito interessante”, destacou o coordenador do Mestrado em História, professor Tiago Cesar.