Professor Rafael Sanzio faz palestra na abertura da Semana da Consciência Negra

Foto: Gabriel Catunda

A abertura da Semana da Consciência Negra apresentou na noite desta segunda-feira (19), no Museu da Abolição, uma conferência sobre “Geopolítica e Cartografia da Diáspora África-Brasil”, tendo como palestrante o professor da Universidade de Brasília (UnB) Rafael Sanzio. O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco (Neabi/Unicap) em parceria com a Fundação Palmares, Fundação Joaquim Nabuco, os Núcleos de Estudos Afrobrasileiros da UFRPE e UFPE, além da Funeso e o Comitê Estadual da Promoção da Igualdade  Étnico-Racial(Cepir/PE). O debate foi coordenado pela diretora do museu, professora Maria Elisabeth.

A professora Maria Elizabeth inicialmente comentou sobre a proposta de realizar a Semana da Consciência Negra interinstitucional. De acordo com ela, a ideia de promover o evento em novembro deve-se ao fato da morte do mais conhecido escravo do Brasil, Zumbi dos Palmares, ter ocorrido exatamente neste mês. Além disso, o desejo de promover a cultura dos negros na sociedade é uma forma de quebrar o preconceito existente. Logo em seguida, a professora ressaltou a importância de promover o evento mais vezes ao longo do ano. “É o meu primeiro ano de gestão, onde meu principal objetivo é conseguir cada vez mais parceiros para expandir e divulgar a cultura negra perante a sociedade”,enfatizou.

O coordenador do Neabi/Unicap, Padre Clóvis Cabral, ressaltou a importância de realizar o evento.  Segundo ele, a Semana da Consciência Negra é uma tentativa de chamar a atenção para algumas experiências inspiradoras que possuímos aqui no Recife e que ajudaram a colocar em prática a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. “Essa iniciativa ajuda na aproximação do Brasil com a África, no sentido de ambos se descobrirem”, destacou.

Em seguida, o professor da UnB Rafael Sanzio falou sobre “Geopolítica e Cartografia da Diáspora África-Brasil”. O tema está relacionado aos livros lançados por ele de 2007 até 2012 e que estão sendo vendidos ao longo desta semana, no Museu da Abolição. Os livros são: Cartografia e educação (2007-2008); Quilombos: Geografia africana e cartografia étnica de territórios tradicionais (2009); Territorialidade quilombola(2011); e Geopolítica das diásporas África-América-Brasil (2012).

Entre os assuntos abordados na palestra destaca-se a introdução do português no Brasil; uma breve explicação sobre a territorialidade da população de matriz africana no Brasil; o espaço dos quilombos antigos; e a geografia quilombola contemporânea do Brasil.

Todos os eventos da Semana da Consciência Negra são gratuitos e abertos ao público e estão sendo realizados no Museu da Abolição (Rua Benfica,1150 – Madalena). As palestras acontecem pela manhã (9h às 12h) e  à tarde (14h às 17h). No encerramento, no dia 24, será feita uma homenagem ao cantor José Tobias, com a participação do músico Henrique Annes. O evento terá início às 19h30.