Professor Matheus Costa lança livro sobre a teoria geral do processo

O professor Matheus Costa, do curso de Direito, realizou, nesta segunda-feira (10), o lançamento do seu livro “A teoria geral do processo e o seu tripé fundamental” no auditório Dom Helder. O evento contou com a participação dos professores Alexandre Pimentel e Ubiratan de Couto Mauricio na mesa.

O livro é fruto da dissertação de mestrado do professor Matheus, que foi defendida no ano de 2009 e contou com a orientação do professor Elias de Barro Moura Rocha e grande influência do professor Nelson Saldanha. A dedicação ao tema retornou em 2014 e a finalização se deu neste ano.  “Eu não estava convicto de que a obra estava acabada, para mim ela ainda não tinha um sentido”, explicou.

O livro faz um apanhado histórico do que aconteceu na ciência jurídica a partir do racionalismo europeu do renascimento, além de deixar claro que não se pode aplicar ao homem os conceitos frios da física e da matemática. Na ocasião o professor foi bastante elogiado pelos colegas que compunham a mesa, principalmente pela sua dedicação e pela história com a universidade, Matheus Costa foi o primeiro doutor em direito pela Universidade Católica de Pernambuco. “Um aluno da graduação, que simpatizou com a matéria, desenvolveu estudos, e com uma seriedade incomum, figura na casa um papel de reconhecido destaque, apesar da sua jovialidade”, disse o professor Ubiratan de Couto Mauricio.