Professor Jayme Benvenuto lança livro na Unicap

foto-25

O ex-diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap, Jayme Benvenuto, voltou à Unicap na quinta-feira (27) para ministrar palestra e lançar seu livro “Integração Regional a partir da Fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai.” Benvenuto atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e explicou no debate o que o levou a escrever a obra.

foto-21“Essa pesquisa nasceu da minha curiosidade por procurar entender melhor aquilo que me instiga. Fiquei academicamente incomodado ao chegar em Foz do Iguaçu, aonde temos a tríplice fronteira entre esses países, e não sentir marcas de uma integração maior,” relata ele. O professor utilizou uma abordagem empírica para compor sua pesquisa; durante 3 anos analisou as cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este para entender melhor a integração regional.

Em sua metodologia, o autor definiu áreas de interesse de cada cidade para analisar. Ele constituiu um grupo formado por 27 pessoas ligadas a 9 áreas sociais para expor o que pensam do estado da integração, levando em conta os esforços do Mercosul e dos governos locais para agregar essas sociedades.

Outro tema mencionado no livro é o contraste entre os sentimentos de irmandade e ressentimento que pairam nas relações entre os povos desde a Guerra do Paraguai. O autor explica que grande parte dos entrevistados trouxe à tona a fraternidade entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina com o argumento de que eram todos “hermanos”. No entanto, o discurso não condiz com a realidade, quando mesmo depois de 150 anos após a guerra, ainda existe ressentimento pelos danos causados no conflito.

Benvenuto explica que, por causa disso, existe uma pressão para o Brasil ser o maior financiador da integração. O país é visto pelos paraguaios como imperialista e colonialista, o que ainda causa certo desconforto entre os povos e contribui para a perpetuação de estereótipos e apelidos ofensivos. “No nosso contexto de dificuldade econômica, isso não é muito adequado. Existe toda uma discussão a ser feita em torno do modelo de integração e quem irá pagar por ela. É uma das discussões mais importantes,” explica o professor.

A questão central da obra gira em torno da escolha do modelo mais adequado de integração para todos os países da aliança. Atualmente, uma série de fatores contribui para a desagregação dessa união, como a competição no mercado de trabalho e as falhas nos sistemas de transporte e comunicação. O autor defende: “A integração não deve ser relacionada só a esforços do Mercosul nem dos governos, mas sim da criatividade dos próprios grupos locais. Isso diz muito para os formuladores de políticas públicas.”

Durante a pesquisa, Benvenuto recebeu suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na condição de bolsista. Ele encerrou sua palestra com a afirmação: “A pauta da integração é uma pauta de conflito, o discurso da irmandade não se sustenta e os vínculos vão ficando cada vez mais frágeis. É preciso sentar e conversar para acertar as contas.”

O livro “Integração Regional A Partir da Fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai” já está disponível em livrarias físicas e online.