Boletim Unicap

Professor e alunos de Direito da Católica vão apresentar pesquisa em encontro internacional na Califórnia

O professor do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco José Mário Gomes, juntamente com os alunos Danilo Pacheco, 22, e Louise Andrade, 22, tiveram pesquisa selecionada para ser apresentada no Encontro do 9º Comitê de Pesquisa da IPSA – Estudos Judiciários Comparados, que acontece de 21 a 23 de julho, na cidade de Irvine, Califórnia, Estados Unidos.

A pesquisa, cujo título é “WATCHING THE WATCHMEN: BRAZILIAN SUPREME COURT’S CHIEF JUSTICE ROLE IN CHECKING LOWER COURT’S JUDICIAL ACTIVISM” (“O papel do Presidente do Supremo Tribunal Federal no controle do ativismo judicial dos órgãos judiciários de instância inferior”), começou a ser realizada em 2009, com o apoio do PIBIC. O trabalho foca na análise das decisões tomadas pelos sucessivos ministros presidentes do Supremo Tribunal Federal em pedidos de suspensão, demonstrando o papel exercido na manutenção ou no cancelamento de políticas públicas.

A IPSA é a Associação Internacional de Ciência Política. Durante os intervalos dos Congressos Mundiais, a Associação permite que seus comitês de pesquisa realizem eventos autônomos (ínterim meetings), para a definição das agendas de pesquisa e apresentação de trabalhos originais, via conferências, relativos ao estudo comparado sobre o Judiciário. Esse evento serve de preparação para as mesas que serão apresentadas durante o Congresso Mundial em Madrid, em 2012.

O tema deste ano do evento da IPSA será “The Judicialization of Politics from International and Comparative Perspectives”. Segundo o professor José Mário, a importância de  participar desse evento é a oportunidade de divulgar internacionalmente a qualidade das pesquisas realizadas no curso de Direito da Católica. “Podemos também submeter os resultados obtidos ao crivo de renomados especialistas, que poderão contribuir para o engrandecimento do trabalho com críticas e com sugestões de próximos passos”, explica.

print

Compartilhe:
One Comment

Deixe um comentário