Professor do curso de Direito toma posse na Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas
|O Prof. Dr. João Paulo Allain Teixeira, do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, tomou posse, no dia 11 de agosto, como membro efetivo da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas (ALBCJ), presidida pelo Professor Oton de Albuquerque Vasconcelos Filho. O Professor João Paulo ocupará a cadeira de número 17.
A data para realização da solenidade de posse e de instalação da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas não poderia ter sido mais apropriada, uma vez que o dia 11 de agosto assinala a criação dos cursos jurídicos no Brasil. Em 2016, o Brasil está celebrando os 189 anos de criação dos cursos jurídicos no país por Decreto Imperial datado de 1827.
A Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas tem como um dos objetivos viabilizar não só o estudo, a pesquisa, a investigação científica, o aperfeiçoamento e a difusão das Ciências, mas também uma aproximação com a sociedade e a construção de um elo para apoiar os Operadores do Direito e da Cidadania, além do fortalecimento das Ciências Jurídicas nas Instituições de Ensino Superior.
A Academia tem também como objetivo valorizar a cultura jurídica luso-brasileira, promover a qualidade do ensino da área, a difusão e o incentivo à pesquisa. São 25 cadeiras distribuídas entre colaboradores e acadêmicos de Portugal e vários estados do Brasil.
Por fim, a Academia tem o desafio de pesquisar e difundir práticas pedagógicas para formação de docentes no ensino jurídico, para além do modelo estabelecido no Estado Moderno.