Professor do curso de Administração assinará coluna na revista Negócios PE

carvalheiraO professor do curso de Administração da Católica Luis Carvalheira de Mendonça foi convidado para assinar a coluna “Retrovisor” na revista Negócios PE. A coluna é uma recente criação da revista, e será lançada este mês, abordando temas como a cultura, o empreendedorismo e a história das empresas de interesse da comunidade e dos leitores das publicações. Esses conteúdos serão tratados de uma forma leve e ilustrada.

“Será focado no que se poderia chamar de DNA Empreendedor do povo de Pernambuco. O ponto de partida é que o paradigma do empreendedorismo. Embora tenha sido formulado de forma completa na obra de Joseph Schumpeter, na década de 30 do século passado, o fenômeno já existia haja vista o caso de Delmiro Gouveia, empreendedor modelar no Brasil, pelo menos 50 anos antes dos trabalhos daquele economista. Aliás, no terreno dos paradigmas isto tem sido comum. Por exemplo, a força da gravidade sempre existiu, a Terra sempre girou em torno do Sol e não somente depois de Newton e Galileu. O mesmo raciocínio vale para o empreendedorismo. Assim, analisaremos e discutiremos nossa história econômica com este viés da matriz empreendedora.” afirma o professor.

Carvalheira defendeu sua tese de doutorado sobre empreendedorismo na Universidade de Aveiro, Portugal,  em 2010, e ensinará a disciplina de História dos Negócios em Pernambuco, pioneira e recentemente aprovada no novo currículo do curso de Administração da Católica. Nesta disciplina, os alunos poderão aprender como se administra, de fato, baseados na cultura empresarial brasileira.