Professor Degislando Nóbrega assume a nova Pró-reitoria de Graduação e Extensão da Unicap

Zona Rural de Patos, Sertão da Paraíba. O novo Pró-reitor de Graduação e Extensão da Universidade Católica de Pernambuco é filho daquela terra e da professora Geni Nóbrega de Lima, mulher que o alfabetizou e foi responsável direta pela sua formação primária. A mãe-professora serviu de fonte de inspiração para seguir a carreira de educador. O novo desafio assumido pelo Prof. Dr. Degislando Nóbrega é mais uma etapa na vida de quem acredita no poder transformador dos estudos. “Desde criança eu me identifico com a missão de educar”.

O filho de dona Geni entrou na Católica ainda nos anos 1980 na condição de aluno do curso de Filosofia. “Eu estudava à noite aqui na Unicap e pela manhã fazia o curso livre de Teologia no Instituto Teológico do Recife (ITER)”, relembra Degis, como é chamado pelos mais próximos. Ao término da graduação, o aluno virou professor. Degislando Nóbrega se tornou docente da Unicap em agosto de 1992.

Três anos depois, ele se licenciou para fazer o Doutorado em Teologia na cidade de Münster, no Noroeste da Alemanha. Na volta, já no começo dos anos 2000, Degislando teve a primeira experiência na gestão da Unicap, sendo nomeado assessor do então Departamento de Teologia, chefiado pelo Padre Jacques Trudel (Padre Jaime) e a quem substituiu posteriormente na função.

Em 2006, já na gestão do atual Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, o Prof. Dr. Degislando Nóbrega assumiu a coordenação de Pós-graduação, onde atuou por quatro anos até chegar à diretoria do Centro de Teologia e Ciências Humanas. O CTCH abrange cinco licenciaturas e dois bacharelados e foi de onde nasceram quatro dos nove programas de pós-graduação da Universidade (Ciências da Linguagem – área de Letras; Ciências da Religião; História e Teologia).

É do CTCH que surgiu o primeiro curso na modalidade Educação à Distância (100% EaD) da Unicap: a graduação em Ciências da Religião. “O mundo está em constante mudança que afeta os processos de aprendizagem. Por isso, temos que potencializar a ferramenta EaD, o que não inviabiliza o ensino presencial”, pontua Degislando.

Sobre as perspectivas para a nova Pró-reitoria de Graduação e Extensão, o Prof. Degislando enfatiza a importância de “fortalecer a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão já que faz parte do Planejamento Estratégico da Unicap ser referência em Extensão no Brasil entre as universidades comunitárias”.
As mudanças na Unicap – A criação da Pró-reitoria de Graduação e Extensão e também da nova Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação marcam as novidades na administração superior da Universidade Católica de Pernambuco no ano em que a Unicap celebra 75 anos. “A antiga Pró-reitoria Acadêmica deu lugar a essas duas novas. Por um lado, tivemos o crescimento e consolidação da pós e, por outro, a necessidade de mudança na graduação articulada com a extensão, segundo os novos desafios e metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, ressalta o Reitor da Unicap, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens, ao explicar as novidades.
Ele também salientou o crescimento da graduação com a criação de doze cursos nos últimos dez anos, incluindo Medicina; a duplicação de mestrados (agora são nove) e a criação de quatro doutorados.