Boletim Unicap

Professor de Psicologia lança livro de poemas sobre a solidão

Muitos querem evitá-la ao máximo, não admitem qualquer possibilidade de enfrentá-la. Mas para certas correntes da Psicologia, a solidão é inerente à condição humana. Em algum momento esta sensação marcará presença na vida de alguém. Foi a partir dessas indagações que o professor do curso de Psicologia da Unicap, Carlos Brito, resolveu transformar suas reflexões sobre o tema em poesias.

Fotos do livro: Carlos Brito. Foto principal: Carla Siqueira

O resultado faz parte do livro Essencial Solitude, Solidão Essencial, que será lançado no dia 29 de agosto, às 19h, no salão receptivo do bloco G. São 15 textos escritos ao longo de vinte anos. Carlos conta que se inspirou em vivências pessoais e em escutas na clínica a partir de relatos de adolescentes e adultos.

“São reflexões de etapas da minha vida. Acredito que é a grande questão da nossa saúde acessar esse sentimento de solidão, que é meio sofrido, meio de descoberta”, explicou o autor, que também assina o projeto gráfico e capa. Cada um dos poemas é ilustrado por uma fotografia tirada pelo próprio Carlos Brito em diversas partes do mundo como São Paulo; deserto do Atacama, no Chile; e em Hamburgo, na Alemanha.

O prefácio tem assinatura da Profª Drª Carmem Barreto, coordenadora do Laboratório de Psicologia Clínica e Fenomenologia Existencial (Laclife) da Unicap. “Sim, seus poemas desvelam um caminhar por tormentos, tempestades e esperas movidas pela força de viver e pela coragem de chorar na busca incansável da vida e do amor”, diz uma parte da apresentação.

O lançamento da obra será acompanhado de uma exposição fotográfica com as imagens que fazem parte do livro, que foi publicado pela editora da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA).

Serviço
Obra: Essencial Solitude, Solidão Essencial
Autor: Carlos Brito
Quando: 29 de agosto, 19h
Onde: Salão Receptivo

print

Compartilhe:

Deixe um comentário