Professor de História da Unicap lança novo livro no dia 8 de outubro

Capa Livro - prof tiago

O professor Tiago da Silva Cesar, do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco, lança no dia 8 de outubro, às 19h, no auditório do CTCH, o seu novo livro: “A ilusão panóptica: encarcerar e punir nas imperiais cadeias da Província de São Pedro (1850-1888)”. A obra analisa a formação do aparelho prisional do Rio Grande do Sul a partir do primeiro Código Criminal do Império (1830) e do Código do Processo (1832).

Tiago conta que o livro não se limita apenas à narrativa histórica. “Trata-se de um trabalho de história social, no qual não predomina unicamente o institucional e o burocrático do processo pesquisado, mas também a reconstituição de algumas ações e reações da vida encarcerada”.

A obra foi elogiada pela professora Cláudia Mauch, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que fez o texto de apresentação do livro: “Em um texto fluente e criativo, ‘A ilusão panóptica’ reconstitui a malha carcerária da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e suas relações com um projeto mais amplo de reforma penitenciária do Estado Imperial. Ao privilegiar o estudo dos pequenos cárceres e do sistema carcerário provincial, e não o de uma instituição modelar isolada, Tiago Cesar partiu de uma perspectiva original e muito relevante para a historiografia brasileira das prisões”.