Professor de Ciência da Computação participa de projeto para transformar o Recife na segunda cidade brincável do mundo

O professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco e engenheiro de sistema do Cesar, Eduardo Oliveira, integra um grupo de 10 profissionais pernambucanos que esteve em janeiro, em Bristol, na Inglaterra, para conhecer o projeto que transformou a cidade inglesa na primeira playable city do mundo. A ideia era fazer com que o Recife se tornasse a segunda cidade brincável do mundo. O conceito de playable city foi criado pela empresa Watershed.

No próximo sábado (12), a proposta começa a tomar forma, com a realização da festa Playable Street Party, que será realizada entre a Torre Malakoff, a partir das 19h. O evento, que terá como atrações o DJ Dolores e o Som na Rural, encerrará as atividades do programa Recife: The Playable City, que  promoverá ao longo do fim de semana uma exposição, uma conferência, além de intervenções no Bairro do Recife. Todas as atividades são abertas ao público

Na sexta-feira (11) está programado um passeio em um barco iluminado, a partir das 21h, saindo do Marco Zero para o Parque das Esculturas. A ação ainda está integrada à exposição que será aberta também na sexta no Portomídia, às 19h30. Em um dos protótipos, haverá uma projeção do percurso do Capibaribe e as pessoas poderão escolher em que pontos gostariam que houvesse um píer.

Neste final de semana, ainda será lançado um aplicativo desenvolvido por alguns integrantes do projeto enviará trechos distintos de A Emparedada da Rua Nova, dependendo da localização do usuário no Recife Antigo. Ainda será possível brincar de grafitar prédios da Avenida Rio Branco, através de um spray virtual com projeções.

Para saber mais sobre o projeto, vale a pena participar da conferência que será realizada no Teatro Hermilo Borba Filho, das 18h às 19h30 da sexta-feira (11) e das 11h às 18h30, no sábado (12). O projeto tem parceria com o British Council e o Porto Digital, patrocínio do governo do estado e Prefeitura do Recife, além de apoio do Cesar e Arts Council England. A programação completa está no site www.watershed.co.uk/pt-br/playablecity/recife.

Playable Street Party
dia 12/04, a partir das 19h

Exposição Recife
The Playable City