Professor de Administração da Católica lança livro no dia 9 de novembro

A Editora Garamond vai promover no próximo dia 9 de novembro, às 19h, no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, localizado na Rua Imperador Pedro II, no bairro de  Santo Antônio, o lançamento do livro “Recife Mascate: A Aventura Empreendedora Lusa na primeira metade do século XX”, de Luís Carvalheira de Mendonça, professor do curso de Administração da Universidade Católica de Pernambuco. Em 2009, a obra foi vencedora do Prêmio Literário da cidade do Recife, na categoria Ensaio.

Durante o lançamento, haverá a palestra “O empreendedorismo do imigrante luso nas Américas, ontem e hoje”, do Prof. Dr.  Joaquim da Costa Leite, da Universidade de Aveiro (Portugal).

Comentários sobre a obra

“A obra, reconstituindo o ambiente de mudança nos hábitos e atitudes, coloca em evidência os empreendedores que construíram as condições da mudança, estabelecendo ligações entre comportamentos individuais, dinâmicas de grupos, mudança econômica e social. (…) Luís Eduardo Carvalheira de Mendonça soube escolher um tema que une os seus conhecimentos e os seus afetos, ligando Portugal e Brasil, passado e presente, vida acadêmica e atividade empresarial”, disse Joaquim da Costa Leite, Doutor em Economia pela Columbia University, professor no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro e vice-reitor da Universidade de Aveiro.

“O estudo ora publicado constitui um trabalho bem elaborado e fundamentado inovador e esclarecedor. A história empresarial, a cultura de empresa e o empreendedorismo étnico, tema ainda pouco estudado, ficaram mais ricos com este contributo notável que, agora, ultrapassa o meio acadêmico para se dirigir a um público-alvo mais amplo”, comenta José Amado Mendes, professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra, subdiretor do Centro de Estudos de História Empresarial da Universidade Autónoma de Lisboa.

O autor

Nasceu e foi criado na cidade do Recife, é Doutor em Gestão, Economia e Inovação (Univ. Aveiro-PT, 2010), Mestre em Administração (EBAPE-FGV-Rio de Janeiro, 1986) e consultor em história de organizações e de empreendedores. Pertence ao quadro de docentes da Universidade Católica de Pernambuco, integrante do Curso de Administração, também é consultor credenciado do Sebrae-PE. Ganhou os Prêmios Nacionais Brahma de Administração (1987), com trabalho sobre Gestão Participativa, publicado pela Editora Atlas, S. Paulo (1987), e Prêmio Literário, categoria Ensaio do Conselho de Cultura da Cidade do Recife (2010) com a presente obra.