Professor da Universidade de Granada faz palestra na Unicap sobre migração

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unicap promoveu, nessa segunda-feira (6), uma aula sobre políticas migratórias e direitos humanos com o catedrático em Direito do Trabalho e Segurança Social da Universidade de Granada, na Espanha, Jose Antonio Fernandez Avilés. A palestra, que aconteceu na sala 506, no bloco G4, teve como objetivo tratar da questão da migração no mundo, os fluxos migratórios e onde os direitos humanos entram nesse cenário. O professor Fábio Túlio Barroso apresentou o convidado.

Jose Antonio explanou sobre os fluxos migratórios que acontecem atualmente e ocorrem por atração ou repulsão. Por atração, se dá quando, geralmente, as pessoas são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Inglaterra, França, Estados Unidos e Japão por buscarem melhores condições de vida e trabalho, pois vivem em países onde não encontram isso. Por repulsão, os indivíduos deixam seu país de origem por perseguições, problemas políticos, guerras, entre outros. E, os migrantes encontram inúmeras obstáculos em todo esse processo. “Há muita dificuldade para que os fenômenos de movimento de pessoas se façam com respeito e direitos fundamentais, e isso é um problema global, principalmente quando se trata de um migrante em situação irregular”, ressaltou.

A vinda do professor para falar sobre esse tema, que está em evidência na mídia internacional atualmente, pelos casos contínuos de xenofobia, foi de suma importância. “O professor Jose Antonio é uma pessoa extremamente qualificada nessa área de atuação na Espanha e tem muito a contribuir com os nossos estudos”, pontuou João Paulo Allain Teixeira, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito.

“A palestra proferida, além de possibilitar a discussão em alto nível, permite a contextualização de problemas locais com realidades distintas em temas de relevância global. Por isso, é de fundamental importância o intercâmbio de informações proporcionado na oportunidade para a expansão dos horizontes intelectuais nos estudos de pós-graduação”, declarou Davi Cozzi, aluno do Mestrado em Direito.