Professor da Unicap expõe fonte em espaço de design no Recife
|A fonte “Sertões”, desenvolvida pelo professor Breno Carvalho, da Universidade Católica de Pernambuco, estará na exposição Tipografia vernacular: do analógico ao digital. A mostra tem início no próximo dia 8, na Galeria do Centro de Design do Recife, no Pátio de São Pedro.
A exposição é organizada pelos designers Fátima Finizola e Damião Santana, que mantém o site Crimes Tipográficos, onde são divulgadas fontes para diversos usos. Breno Carvalho ressalta que o mercado de fontes ainda não é muito desenvolvido no Brasil, uma vez que muitos desses caracteres são produzidos como um hobby, ou no caso de Sertões, para um projeto especial. O professor lembra que há uma carência de tipógrafos profissionais para a elaboração desses caracteres.
A fonte foi criada em 2004 para o projeto Olhares sobre os Sertões Pernambucanos. Os traços se baseiam nas letras desenvolvidas por Ariano Suassuna para o Movimento Armorial, e que eram inspiradas nos ferros de marcar boi. O simbolismo dos caracteres de Sertões é reconhecido até mesmo fora de Pernambuco.
Em 2006 a fonte participou da 8ª Bienal Brasileira de Desing Gráfico, chegando a fazer parte do catálogo do evento. No ano de 2007 a criação compôs um estande do Sebrae no evento de moda Fashion Rio. No local estavam expostas roupas com características pernambucanas.
Breno Carvalho lembra que mesmo sem oferecer um curso específico de design de caracteres, a fonte Sertões está levando o nome da instituição a espaços próprios dessa atividade.
A exposição Tipografia vernacular: do analógico ao digital está aberta ao público do dia 8 de julho ao dia 8 de setembro, das 8h às 17h. O Centro de Design do Recife fica na casa número 10, no Pátio de São Pedro.