Professor da Unicap convidado para participar de colóquio internacional em Roma
|A Unicap terá representante no colóquio internacional La Politica della santitá nell´Ordine Domenicano. O evento promovido pela Ordem Dominicana vai acontecer entre os próximos dias 7 e 9 de novembro, na Pontifícia Universidade San Tommaso, em Roma. O Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e da Licenciatura em História é o único pesquisador latinoamericano convidado para participar do encontro.
O evento vai abordar a política da santidade envolvendo a Ordem Dominicana. “Vamos discutir aspectos e processos que fazem com que um homem ou uma mulher sejam declarados santos pela Igreja Católica”, explicou o professor. Ainda de acordo com ele, a Ordem Dominicana produziu os primeiros santos latinoamericanos: Toríbio de Mongrovejo (embora nascido na Espanha, sua atuação no Tribunal da Santa Inquisição marcada pela piedade e preocupação com os menos favorecidos fizeram ele se tornar Arcebispo de Lima, no Peru) e Rosa de Lima. A freira é a primeira santa nativa da América e padroeira do Peru.
Mas o professor Luiz Carlos contou que vai abordar no colóquio um caso considerado emblemático dos dominicanos. Trata-se do santo Martinho de Porres. Filho de um nobre espanhol que se tornou governador do Panamá e de uma ex-escrava negra, ele nasceu em 1579 e morreu em 1639 na capital peruana, torando-se irmão dominicano. No entanto, só foi reconhecido como santo pela Igreja Católica em 1962 pelo Papa João XXIII.
“É o primeiro caso de negro ser reconhecido como santo no mundo. O contexto da época tinha o americano Martin Luther King como líder em evidência e politicamente foi importante para a Igreja”, disse o professor explicando um dos detalhes do processo canônico que levou cerca de 300 anos.