Professor da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco tem artigos aprovados em congressos nacionais

O professor de química da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) Liderlanio Araújo teve dois artigos aprovados em congressos nacionais. O “Reagindo quimicamente para transformar a prática docente” será apresentado no 14º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que será realizado de 24 a 26 de maio na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Erechim, no Rio Grande do Sul. O evento terá como tema este ano “Educação Popular e Transformação Social”. O “Misturando e reagindo com a química na construção da prática docente” foi aprovado para o SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontecerá em São Luís, no Maranhão, de 22 a 27 de julho, com o tema “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”.

O artigo “Reagindo quimicamente para transformar a prática docente” aponta a importância da pedagogia de Freire para a construção da educação especificando o ensino da química. “Uma vez que os estudantes não demonstram interesses pelo ensino da química, buscamos através dos seus legados, juntamente com a experimentação, provocar uma reação transformadora no ensino e na forma na qual se deve trabalhar com essa disciplina”, explicou Liderlanio.

E no “Misturando e reagindo com a química na construção da prática docente”, Liderlanio apresenta a química por meio dos encantos experimentais aos usuários do Apoio Pedagógico (do FyA), já  que esses alunos estão tendo o primeiro  contato com a disciplina de química em suas escolas. “Busco desmistificar e associar as atividades aplicadas com o cotidiano de cada um, uma vez que na maioria das escolas essa forma de trabalhar a química não está sendo desenvolvida”, contou.