Livro que será lançado na quinta-feira no Museu do Homem do Nordeste tem participação de professor da Católica

No próximo dia 19 de abril, será lançado o livro Estatísticas pela vida: a coleta e análise de informações criminais como instrumentos de enfrentamento da violência letal, com selo das Edições Bagaço. O lançamento acontece no auditório Benício Dias, no Museu do Homem do Nordeste, na Avenida 17 de Agosto 2187, em Casa Forte, a partir das 19h30.

O livro reúne capítulos escritos pelo sociólogo espanhol Gerard Sauret e mais quatro colaboradores – Augusto Sales (sargento PM, formando em Sistemas para Internet), Egenilton Farias (estatístico e professor da Universidade Católica de Pernambuco), Mariana Tiné (geógrafa) e Servilho Paiva (delegado federal e ex-secretário da SDS). O prólogo é assinado por Ignacio Cano, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e referência internacional em metodologias quantitativas em segurança pública.

Na publicação são apresentadas diversas inovações técnicas e metodológicas que têm permitido o aprimoramento da coleta e análise de informações de crimes violentos letais intencionais (CVLI) em Pernambuco. Ganham destaque a implantação de ferramentas tais como o georreferenciamento dos locais de crime, a pulseira de identificação de cadáver e a análise de dados sobre as motivações criminais, peças que vêm sendo fundamentais para o monitoramento do Pacto Pela Vida, política pública de segurança do Estado.