Professor da Católica integra comitiva de jornalistas em viagem à França

Foto retirada do Facebook

O professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco, Dr. Alexandre Figueirôa, vai fazer parte de uma comitiva de jornalistas que irá à França a convite do governo do país Europeu. A viagem promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional e pela Embaixada da França no Brasil selecionou cinco jornalistas e blogueiros que atuam nas áreas de cultura, política, tecnologia e internacional. Figueirôa é Editor-executivo da revista on-line O Grito e docente do curso de Jornalismo, da especialização em Estudos Cinematográficos e do Mestrado em Indústrias Criativas da Unicap.

A comitiva irá à Paris e Marseille. Na capital francesa, o grupo irá participar de encontros com jornalistas do Mediapart (jornal investigativo on-line), Medias Monde (equivalente francês da BBC World) e do Bondy Blog (plataforma on-line para jovens das periferias). A programação terá ainda encontros com cientistas políticos, apresentações das candidaturas francesas às Olimpíadas de 2024 e Expo 2025 e visitas a museus e a centros ligados à economia criativa (moda e design).

Em Marseille, haverá visitação turística aos principais pontos da cidade e ao Museu das Civilizações do Mediterrâneo. A programação será realizada de 25 de março a 1º de abril. De acordo com os organizadores da viagem, o objetivo da viagem é conhecer melhor o funcionamento da democracia da França, o ambiente e a diversidade da sociedade; além de descobrir a criatividade e a inovação da economia francesa a poucos dias da eleições naquele país. Os custos com passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte ficarão a cargo do governo francês. Com apoio do Consulado da França no Recife, Figueirôa permanecerá na França por mais uma semana.  Ele irá até Nantes.

Produção Científica – Alexandre Figueirôa tem uma ligação especial com a França. Ele fez doutorado em Études Cinématographiques et Audiovisuels – Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1999) e pós-doutorado no Department of Film, Theatre & Television – University of Reading (2015-2016). O professor é integrante da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine); da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); e líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea da Unicap. Tem experiência na área do Jornalismo Cultural e Artes, com ênfase em Crítica Cinematográfica e Crítica Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: história do cinema, cinema brasileiro, cinema pernambucano, televisão e teatro.