Professor Alfredo Sotero apresentou trabalho no Intercom 2014
|O professor do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Alfredo Sotero apresentou o trabalho Cartografia dos Cenários Socioambientais dos Quilombolsa do Leitão/Umbuzeiro, no GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local do XIV Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado no período de 3 a 5 de setembro deste ano.
O artigo é recorte da dissertação Ser (Tão) Negro! Reconversão Cultural e Desenvolvimento Local na Comunidade Negra Rural Quilombola de Leitão/Umbuzeiro, Afogados da Ingazeira – PE.
Cartografia dos Cenários Socioambientais dos Quilombolas do Leitão/Umbuzeiro
Resumo
O texto tem como objetivo contextualizar os cenários dos quais vivem e trabalham os integrantes da Comunidade Negra Rural Quilombola de Leitão/Umbuzeiro de Afogados da Ingazeira. A pesquisa centra-se em relatar e registrar iconograficamente, o que leva, como vivem e como procede a população quilombola em permanecer e trabalhar na construção do desenvolvimento local da comunidade em terras inóspitas do semiárido de Pernambuco. A pesquisa foi realizada utilizando técnicas combinadas de coleta de dados, observação, entrevistas com a alguns integrantes da comunidade de quilombolas de Leitão/Umbuzeiro. Para a narrativa, foram utilizadas os métodos e recursos da etnografia e da fotografia, embasados em Malinowski (1978), Bourdieu (1979), Jorge (2009).
Palavras-chave: etnografia; fotografia; quilombolas; semiárido; Sertão de Pernambuco.