Pró-reitor Comunitário lança livro em tarde prestigiada

Pe. Lucio Cirne
Fotos: Paulo Maia

Foi lançado, na tarde desta terça-feira(4), o livro O Espaço da Coexistência – Uma visão interdisciplinar de éticasocioambiental,  (Edições Loyola), escrito pelo Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap (IHU), Prof. Dr. Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne. O evento, embalado ao som dos músicos Marcos Ferreira e Percy Marques, do MPB Unicap , movimentou o hall da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco, contando com  a presença do Reitor,  Padre Pedro Rubens, professores, alunos, funcionários e amigos.

O dia chuvoso tornou ainda mais aconchegante o clima na Biblioteca Central. Aos poucos os convidados foram chegando e tendo o primeiro contato com a obra, fruto da tese defendida pelo Padre Lúcio na PUC-RJ. Os temas centrais da obra passaram a dominar as conversas entre aqueles que esperavam pelo momento tão aguardado. O livro, que abrange as áreas de atuação do autor  – graduado em Agronomia pela UFPB, e professor de Teologia da Universidade Católica – , trata da questão da ética ambiental, relacionando natureza, teologia e as interferências provocadas pelo homens.

Para o autor, é necessário que se priorize o verdadeiro desenvolvimento sustentável, contemplando as necessidades da pessoa humana e da natureza como um todo.  “Nós percebemos cada vez mais, que na base da crise ambiental estão problemas sociais. Aquilo que degrada o  meio ambiente acaba degradando a pessoa humana”, enfatizou o Padre Lúcio, lembrando que o evento também veio para marcar as comemorações do  Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

_DSC0029Para se ter noção da expectativa e do sucesso do lançamento, os livros colocados à venda durante o evento foram vendidos antes mesmo da sessão de autógrafos, que encerrou o momento literário, e o hall da Biblioteca ficou tomado por alunos, professores e funcionários da Unicap. Todos enfrentaram um dia de fortes chuvas para prestigiar um membro da Universidade querido por todos que o conhecem. Ao Boletim Unicap, o Reitor contou que a obra é importante pela temática, por ter sido escrita pelo amigo Padre Lúcio, e pela forma como foi gerado.

“A questão ambiental é muito discutida nos dias de hoje, mas a originalidade está no fato de integrar a visão teológica com o meio ambiente, fazendo uma ligação entre Deus, a natureza e o ser humano. Essa publicação consolida a carreira desse grande pesquisador dentro da academia, sendo a conclusão de mais um ciclo bem-sucedido na vida do jesuíta Padre Lúcio”, frisou o Padre Pedro Rubens.

Acessar o álbum de fotos no facebook

.