Boletim Unicap

Primeiro festival de cinema com audiodescrição do Recife será realizado de 4 a 7 de abril

O cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, vai exibir de 4 a 7 de abril o VerOuvindo, I Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife. Todos os filmes exibidos, tanto os longa quanto os curta-metragem, terão acessibilidade para as pessoas com deficiência visual.

Nessa primeira edição do VerOuvindo, haverá quatro dias de exibição, sempre às 14h, com entrada gratuita. No primeiro dia (4) vai acontecer a primeira mostra competitiva de audiodescrição do Brasil, com júri popular. E como o mote do festival é incluir todos haverá cédulas de votação em Braille para que as pessoas com deficiência visual possam votar. Além das cédulas, toda a programação do festival também estará em Braille.

Divulgar a audiodescrição e torná-la uma categoria de premiação nos festivais de cinema são os principais objetivos do VerOuvindo. Esta primeira edição contará com a produção de quatro audiodescrições.

Com curadoria de Karina Galindo, a produção do VerOuvindo é dividida entre ela e Liliana Tavares, que explica como os filmes foram produzidos “Fizemos os roteiros de audiodescrição, gravamos a locução e a inserimos nos filmes. Convidamos um audiodescritor diferente para cada filme, na intenção de divulgar essa profissão. Traremos uma audiodescritora para fazer a audiodescrição de Colegas, filme que ainda não foi exibido no Recife. O evento também estimula a participação de consultores cegos para a revisão dos roteiros de audiodescrição. Essa duas profissões, audiodescritores e consultores de audiodescrição, em breve farão parte das equipes de produções do audiovisual”

Mais informações
www.facebook.com/verouvindo ou verouvindo@gmail.com

print
Compartilhe:

Deixe um comentário