Primeiro dia da gincana do Fé e Alegria foi muito animado

Nesta quinta-feira (20), aconteceu o primeiro dia da gincana de conhecimentos  para os alunos do curso Pré-universitário, promovido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As atividades foram realizadas na quadra do bloco “A” da Católica.

Os alunos foram divididos em dois grupos: a equipe verde e a equipe rosa. A primeira atividade do dia foi a “Mega Senha”, onde os estudantes tiveram que adivinhar conceitos da literatura e da língua portuguesa, através de palavras-chaves, junto com os professores Cleyton Santos, Suellen Rafaela e Paulo Cardoso.

Em seguida, a professora Tuânia dos Anjos fez uma brincadeira em que os alunos tinham que encher uma bexiga de aniversário que tinham uma pergunta de biologia dentro, correr, estourar a bola com outro aluno e depois resolver o exercício. O grupo com mais acertos vencia a prova. Logo após, os alunos tiveram uma disputa no Karaokê, onde tiveram que cantar músicas em espanhol, como Corazón partío, de Alejandro Sanz, Para tu amor ,de Juanes, e Rebelde de Rebelde (RBD). Ambas equipes foram bem, o que resultou no empate.

Em seguida, teve um intervalo de 15 minutos para os alunos e professores jogarem vôlei e lanchar. Ao retornar às atividades, os alunos Roberto e Paolo, do 10º período de Fisioterapia da Unicap, fizeram uns exercícios de alongamento com os estudantes. Logo após, os professores Edvaldo Menezes, Manuela Cunha e Jéssyca Fernandes realizaram um jogo de perguntas e respostas sobre química, física, filosofia, sociologia e pedagogia. Na medida em que o aluno fosse acertando, ele dava um passo. O primeiro que chegou ao final foi o vencedor. Para finalizar a gincana do dia, a psicóloga Rosália Albuquerque fez uma atividade de relaxamento com os alunos, onde eles tiveram que fazer um desenho sobre o que estão vivendo, o que representa para eles e sobre como eles estão pensando no futuro. Depois do momento de reflexão, todos fizeram um aviãozinho de papel com seus desenhos e lançaram pela quadra. “Isso representa o voo de vocês para um futuro que vocês não sabem qual é”, falou. Rosália desejou boa sorte nas provas do ENEM para os alunos, que saíram mais tranquilos depois da gincana.