Presidente Lula seleciona professora da Católica para o conselho curador da EBC

Pela primeira vez, a região Nordeste terá um representante no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, escolheu a professora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Ana Veloso, como uma das três pessoas que vão ocupar as vagas destinadas à sociedade civil. A solenidade de posse está marcada para 30 de junho, em Brasília, e o mandato será de quatro anos. A escolha foi divulgada no Diário Oficial desta segunda-feira (31).

O Fórum Pernambucano de Comunicação, Rede Mulher e Mídia, Movimento Nacional dos Direitos Humanos e o Coletivo Intervozes foram os órgãos responsáveis pelas indicações da docente. Ao todo, 47 candidatos foram indicados, e Ana Veloso foi a mais votada na consulta popular e também dentro do Conselho.

“A minha expectativa é abrir um canal de diálogo onde a sociedade civil possa participar e se apropriar desse lugar. Essa é uma conquista coletiva da sociedade nordestina. Agradeço pelo forte apoio e confiança que recebi dos professores e outros membros da Universidade”, ressalta a professora.

Entre as funções do Conselho, que é formado por 22 membros – 15 representantes da sociedade civil, quatro do Governo Federal, um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da EBC –, está a de supervisão de conteúdos e análise da programação geral da TV Brasil e NBR e também de emissoras de rádio, como a MEC e a Radiobrás.

Na Católica, as aulas da professora têm uma função de despertar nos estudantes de Jornalismo um novo olhar e reflexões sobre as competências da profissão. Levantando questões sobre direitos humanos, violência, situação da mulher na mídia, a educadora sempre aborda os conteúdos a favor da participação da sociedade na comunicação.