Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa discute inovação e jornalismo em palestra na Unicap

O Mestrado em Indústrias Criativas  e o curso de Jornalismo da Católica receberam, na noite desta quinta-feira (19), a visita do presidente da Associação Portuguesa de Imprensa e do Digital News Initiative Innovation Fund Google, João Palmeiro. Ele proferiu uma palestra sobre jornalismo e inovação.

Palmeiro destacou as transformações vividas pelo mercado de notícias a partir da revolução digital, principalmente os impactos causados pelas redes sociais no consumo de informação. Dados apresentados por ele revelam que algumas redes sociais já possuem uma quantidade maior de usuários do que a população de alguns países.

Quando agrupados em comunidades, o Facebook aparece em primeiro lugar, seguido de China, Índia, Messenger, Youtube, WhatsApp, QQ.Com, WeChat (essas duas redes sociais chinesas), Tumblr. e Instagram. “O Brasil foi o país que mais cresceu no uso das redes sociais como fonte de notícia”, disse João Palmeiro ao se referir aos dados do Reuters Institute Digital News Report de 2016.

Juliano

Ele destacou que os jornalistas devem se voltar para a produção de conteúdos com valores agregados. Palmeiro apontou três maneiras de atribuir valores às fontes noticiosas a exemplo da distribuição estratégica de conteúdo, estratégia de conteúdo de marketing e estratégia do “tentar e ver” que seria uma espécie de laboratório digital.

Ainda de acordo com Palmeiro, a análise de dados e de hábitos da audiência das redes sociais também é outro aspecto fundamental na hora de se elaborar um conteúdo.

Ele citou como exemplo as novas ferramentas de armazenamento de fotografias do Facebook capazes de identificar dados de hábitos de consumo e até estado de espírito das pessoas. “Se a pessoa aparece em muitas fotografias com cães, vai receber anúncios de comida de cachorros”. Palmeiro explicou ainda que o Facebook ultrapassou o Google em tráfego de informações entre os anos de 2013 e 2015.

Múcio

Parceria – A vinda de João Palmeiro à Unicap foi fruto de uma parceria entre o Mestrado em Indústrias Criativas, o

Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (dos quais o Prof. Dr. Juliano Domingues é coordenador e presidente respectivamente) e a Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP). “Buscamos sempre a inserção social do Mestrado através da interação com outras instituições”, disse Juliano ao apresentar o convidado.

Quem também esteve presente no evento foi o presidente da AIP Múcio Aguiar Neto. “Temos uma atuação bastante ampla e aberta ao diálogo entre estudantes e pesquisadores”.