Presidente da Abruc e ministra de Direitos Humanos assinam acordo para criação de Observatório do Direito à Memória e à Verdade

Com informações da Abruc

Foi assinado na sexta-feira (11), em Brasília,  o termo de cooperação para a instalação de observatórios do Direito à Memória e à Verdade entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e reitores de cinco universidades brasileiras, entre eles, o professor Vilmar Thomé, Reitor da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e presidente da Abruc. A ministra Maria do Rosário recebeu os representantes às 14 horas, na sede da SDH/PR.

Prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), a iniciativa, inédita, é o primeiro passo para a constituição de uma Rede Nacional de Observatórios do Direito à Memória e à Verdade. Na ocasião ocorreu a assinatura de cooperação entre o Arquivo Nacional e a SDH, com o objetivo de facilitar o acesso das universidades a documentos sobre o período da ditadura.