Boletim Unicap

Psicanalista francês fala sobre vínculos familiares e sofrimento psíquico em seminário na Católica

Psicanalista Alberto Eiguer e a Prof. Maria Consuelo

O seminário Vínculos, Família e Sofrimento Psíquico chegou ao seu segundo e último dia debatendo temas como “Vínculos entre irmãos”, “Violência perversa” e estudo de casos. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica em parceria com a graduação de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, no auditório G1 da Universidade.

O encontro faz parte do ciclo de seminários que ocorre a cada semestre com o intuito de discutir temas relacionados às linhas de pesquisas estudadas pelos alunos do mestrado e doutorado. ” Em nosso programa existem três linhas de pesquisa: Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, Práticas Psicológicas em Instituições e a que nós estamos vivenciando neste seminário que é a Família e Interação Social. A linha de estudo contempla casos clínicos de psicanálise familiar pouco estudado aqui em Pernambuco”, disse a professora Maria Consuelo Passos, coordenadora do evento.

O palestrante, o Prof. Dr. Alberto Eiguer, da Universidade Paris 5 – Sorbonne, dividiu a palestra desta quinta-feira (28) em dois momentos. No primeiro, ele focou nos vínculos entre irmãos e apresentou um estudo de caso de irmãos gêmeos. A conclusão é a de que se um dos irmãos adoecer o outro terá papel fundamental na cura do primeiro por causa do vínculo que é criado ao longo da vida deles. Após uma pequena pausa de quinze minutos, na segunda parte da palestra foi abordado o assunto violência perversa no seio familiar, casos como: incesto, assédio sexual e pedofilia foram analisados por Eiguer.

Valéria Rodrigues

A presença do psicanalista francês e o conteúdo abordado por ele no seminário atrairam não só alunos da Católica, mas também de outras instituições de ensino, como é o caso da estudante, Valéria Rodrigues, que cursa o 2º período de psicologia na Fafire. Ela, apesar de ainda estar na graduação, já pensa em se especializar em psicanálise clínica. “O tema me interessa bastante. É na família que o indivíduo tem suas primeiras relações como pessoa, como ser sociável. É com a família que se começa a formar os valores e os princípios que ele vai levar para a vida toda”, disse Rodrigues.

Pedro Cruz

O estudante Pedro Cruz, que faz Mestrado em Pscicologia Clínica na Católica, considera o encontro um grande estímulo para alunos e professores da Universidade. “É imporntante para a Unicap e um estímulo imensurável para os alunos. A presença do professor Alberto nos dá a sensação de que somos mais capazes de adquirir este conhecimento e poder aprofundar”, disse.

O assunto despertou interesse também da psicóloga Glauce Barreto, especialista em Terapia de Casal e Família pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Psicologia Clínica pela Católica. De volta à casa onde se graduou, ela lembra que na bibliografia de sua dissertação havia livros do pscicanalista Alberto Eiguer. “Foi com o auxílio do livro – Pequeno Tratado das Perversões Morais – que pude construir minha dissertação. Então, quando soube que o professor Alberto estaria aqui no Recife, aproveitei a oportunidade para visitar minha universidade e, também, reciclar meus conhecimentos”, ressaltou.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário