Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável recebe inscrições até 6 de outubro

Prêmio-Odebrecht

O processo de inscrição de projetos para a 8ª edição do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável entra em sua fase final. Até o dia 6 de outubro, estudantes de graduação de todo o Brasil podem garantir sua participação na disputa pelo reconhecimento através do hotsite www.premioodebrecht.com/brasil/ . Vale lembrar que pelo menos um dos integrantes do grupo de autores deve cursar engenharia (de qualquer segmento), agronomia ou arquitetura.

Das sete edições já realizadas, Pernambuco ficou com o primeiro lugar em dois anos, 2012 e 2014, e ainda esteve entre os cinco premiados em 2008. Os trabalhos de pesquisas reconhecidos foram de estudantes da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Confira reportagem sobre o trabalho da Católica que conquistou o primeiro lugar no ano passado http://www.premioodebrecht.com/brasil/noticia/184/cincia-em-consonncia-com-o-meio-ambiente

O objetivo da premiação é estimular a geração de conhecimento sobre temas relacionados à contribuição das engenharias, arquitetura e agronomia para o desenvolvimento sustentável, além de difundi-los na comunidade acadêmica e na sociedade brasileira. Os projetos inscritos devem conter os elementos de uma proposta de engenharia de solução tecnológica ou inovação que se mostre viável em sua execução, ou já com dados de testes ou de aplicação que demonstrem esta viabilidade.

Serão cinco trabalhos premiados com R$ 60 mil reais, sendo que o autor (ou grupo de autores) orientador e instituição de ensino ganham R$ 20 mil reais cada. Os premiados serão convidados a participar de processos seletivos para vagas nos negócios da Organização Odebrecht. A partir deste ano, será outorgada menção honrosa à instituição de ensino superior que contar com o maior número de trabalhos qualificados na edição vigente, após realizada a etapa de triagem.

Na 7ª edição, o trabalho que conquistou a primeira colocação foi “Utilização de um biodetergente de baixo custo para remoção de derivado de petróleo do solo”, das estudantes de Engenharia Química Priscilla Ferreira Corrêa e Isabela Natália da Silva Ferreira, da Unicap. O outro trabalho vencedor, do Estado de Pernambuco, foi o apresentado por Humberto da Silva Santos, da UPE, “Aproveitamento dos resíduos de biomassa da construção civil para geração de combustíveis sólidos e gasosos”.

Desde sua criação, o Prêmio já contou com mais de 610 projetos inscritos no Brasil e reconheceu um total de 35 trabalhos, concedendo R$ 2,1 milhões em prêmios. Para o diretor de sustentabilidade da Odebrecht, Sergio Leão, o prêmio visa motivar os jovens a inovar em soluções que integrem o conhecimento da engenharia e de áreas afins para os desafios do desenvolvimento sustentável em cada região. “A Odebrecht quer estimular esses jovens futuros profissionais a se posicionarem como os agentes de mudança no rumo da sustentabilidade”, afirma.

O Prêmio Odebrecht é uma iniciativa dos negócios da Organização. Além de ser realizado no Brasil, a premiação também acontece em outros onze países: Angola, Argentina, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.