Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica recebe projetos para sua 10ª edição

Com informações da Assessoria de Comunicação da Odebrecht

Estão abertas e prosseguem até o dia 30 de junho as inscrições para o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares. A premiação chega à sua 10ª edição firmando-se como referência para a pesquisa histórica e iconográfica no Brasil. É conferido a projetos de pesquisa inéditos que tratem de assuntos ligados ao resgate cultural e à preservação da história do Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site www.odebrecht.com/pesquisahistorica

Com mais de mil projetos inscritos em suas nove edições, a premiação custeia integralmente a pesquisa proposta pelo vencedor e seu registro em um livro de arte. Desde a sua criação, em 2003, o Prêmio tem mobilizado pesquisadores de alto nível em todo o país. Projetos sobre os mais variados assuntos já foram transformados em livros, vencedores de quatro prêmios Jabuti.

O prêmio busca enriquecer o acervo documental do país sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deva ser preservada e difundida. É uma das poucas oportunidades de se obter patrocínio para pesquisa histórica fora das fontes oficiais de financiamento. Não existe um valor pré-determinado para o apoio, que depende das necessidades de cada projeto selecionado.

No ano passado, inscreveram-se 198 projetos de pesquisa de 20 estados de todas as regiões do Brasil. As vencedoras foram Leny Caselli Anzai, doutora em História pela Universidade de Brasília (UNB), e Janaína Amado, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), com o projeto “A grande viagem do governador Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres entre Lisboa, Rio, Goiás, Mato Grosso e Amazônia – 1771-1791”.

O resultado da edição 2013 sairá em dezembro. O vencedor terá toda a sua pesquisa custeada pela Odebrecht, que também arcará com os custos da publicação do livro de arte.
Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares
Inscrições até 30 de junho