Polo de Produtos Naturais oferece oficinas e grande variedade de alimentos orgânicos
|O Polo de Produtos Naturais iniciou suas atividades, na 14ª Semana de Integração, nesta quarta-feira (26), às 9h, com uma oficina sobre horta caseira, ministrada pelo engenheiro agrônomo e técnico em Agroecologia, Dinando Soares. A oficina foi voltada para o público em geral que se interessa por alimentação saudável e em melhorar a qualidade de vida.
A oficina demonstrou como uma horta em casa pode proporcionar uma vida mais saudável, os processos para se iniciar uma e tratou sobre a adaptação de materiais comuns do dia a dia, garrafas pet e suporte para ovos, na construção dessas hortas. Houve uma demonstração de como se fazer pesticidas caseiros e uma visita à horta que está sendo implantada ao lado da Biblioteca.
Com uma proposta bem diversificada, o Polo de Produtos Naturais conta com uma horta caseira com as plantas mais usadas tanto na alimentação como medicinais. Também acontece uma exposição e venda de produtos orgânicos, como frutas, verduras, sementes e grãos, café ecológico, hambúrguer vegano, mel orgânico, plantas medicinais e produtos feitos à base de biomassa.
“Fazemos bolos, pães, patê, bolachas, biscoitos, tudo à base de biomassa, extraída da banana verde, quando os nutrientes estão mais ativos. A banana é cozinhada e triturada, criando uma pasta homogênea que é a base para diversos produtos e é muito rica em fibra e diversos nutrientes”, explica Paulo Junior, vendedor do Eco Vida.
Ao todo são 10 produtores que estarão, das 9h às 20h, até sexta-feira, ao lado da Biblioteca Central, expondo seus produtos. Ao longo desta semana acontecerão duas outras oficinas sobre compostagem e sobre plantas medicinais. E ao final da Semana de Integração, as mudas da horta serão doadas ao público que se interessar.