Polo Cidadão oferece emissão gratuita de carteira de identidade

O Polo Cidadão da 14ª Semana de Integração da Unicap, coordenado pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), está prestando diversos serviços à população, incluindo a emissão de carteira de identidade gratuita. A secretária administrativa do CCJ, Nicole Torres, explica a parceria com a Secretaria  de Defesa Social: “Essa emissão é feita através do projeto Resgatando Cidadãos. Esse projeto concede 50 carteiras de identidade para emissão aqui na universidade, podendo ser 1ª, 2ª, 3ª via ou qualquer via que a pessoa necessite. Hoje, tivemos uma demanda muito grande. As pessoas fizeram fila do lado de fora, aguardando a oportunidade de emitir a carteira.”

4479301c-f249-424e-8a60-9696d40fbfac
Emissão de carteira de identidade no Salão Receptivo da Unicap

Para quem não tinha foto na hora de tirar a carteira de identidade, o curso de Fotografia da Unicap disponibilizou o serviço. A coordenadora de Fotografia, Renata Victor, fez as fotos no próprio laboratório do curso. “Nós estamos dando esse apoio na produção das fotos 3×4 de graça. São 50 carteiras, então foram 2 fotos por pessoa,” diz ela.

O aluno de Engenharia Francisco Assis foi um dos que se beneficiou com a ação: “Eu acho esse tipo de evento maravilhoso, pois os agendamentos para tirar a identidade estão muito concorridos e caros. Aqui estão oferecendo de graça. Acredito que deveria acontecer com mais frequência e outros locais também deveriam aderir à causa.”

970f1163-0a64-4d97-b296-1d1bf12a7b6c
Emissão de fotos 3×4 feita no Laboratório de Fotografia

A emissão de carteira de identidade só foi realizada nesta quarta-feira(26) mas, na quinta-feira (27) pela manhã, e, na sexta-feira (28) pela manhã e à tarde, o Polo Cidadão irá disponibilizar orientação jurídica, sob a responsabilidade dos professores do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap, nas áreas de Direito do Consumidor e Direito Civil.

As carteiras de identidade feitas nesta quarta-feira (26) ficarão prontas no prazo de 30 dias e serão enviadas à Universidade. Os beneficiados poderão retirar a carteira na Astepi, que é o núcleo de prática jurídica do CCJ. A Astepi fica na Rua Afonso Pena, 249. O telefone para contato é o 2119-4157.