Políticas públicas de saúde é tema do Fórum sobre Questões do Envelhecimento
|A Universidade Católica de Pernambuco promoveu na tarde de terça-feira (14), no auditório G1, mais uma edição do Fórum sobre Questões do Envelhecimento. Desta vez, o tema abordado foi “Políticas públicas de saúde para a pessoa idosa”.
A abertura do evento foi feita pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne. Ele agradeceu a presença de todos e também deu as boas-vindas. Em seguida, os responsáveis pela palestra o professor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) da Unicap Paulo Freitas e a assistente social doMinistério da Saúde Karla Bandeira explicaram sobre as políticas públicas no Brasil em relação às pessoas da terceira idade.
De acordo com Karla Bandeira, falar de políticas públicas de saúde é falar do Sistema Único de Saúde (SUS), que atende principalmente os idosos. O SUS deveria ser um sistema perfeito, mas ainda tem muitas deficiências, incluindo a falta de médicos e de remédios.
A assistente social também abordou a Política Nacional do Idoso, artigos da Constituição de 1988 que tratam do idoso e como o envelhecimento no Brasil é desigual, devido ao poder aquisitivo da população.
Além de mostrar como funcionam as políticas de saúde, o professor Paulo Freitas explicou alguns fatores para um envelhecimento saudável e também as conquistas que os idosos adquiriram com o passar do tempo. “Projetos, Estatutos e Leis foram bastante importantes para melhorar a vida saudável da população que faz parte da terceira idade”, afirmou o professor. Ao final das apresentações, os participantes fizeram perguntas aos palestrantes.