Pesquisadores da Católica participam de congresso em Curitiba

0-4
Pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco estão participando do V Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (Anptecre), que está sendo realizado em Curitiba. O evento tem como objetivo de divulgar e discutir os trabalhos em andamento nos diversos programas da área de estudos da religião, de modo a motivar o crescimento desses domínios do saber no país e a aperfeiçoar os aspectos metodológicos e críticos de sua abordagem.

Neste ano o congresso tem como tema Religião, Direitos Humanos e Laicidade, propondo-se a discutir esses conceitos, sua formação histórica e seu potencial mobilizador nas diversas configurações sociais, na construção de uma ética e na criação de instrumentos de proteção dos Direitos Fundamentais dos Seres Humanos em um Estado laico. O congresso quer também aprofundar o debate sobre os desafios que persistem na sociedade contemporânea relativos à presença e convivência das diversas religiões. A religião teve e tem uma grande importância na história da vida do ser humano, interferindo nos valores, comportamentos, sentimentos, e inclusive nas normas que advêm do pensamento e das regras religiosas, apesar de muitos negarem isto. Desta forma, o evento pretende revisitar esses conceitos e esclarecer sua inter-relação.

A Unicap está representada no evento pelos pequisadores Gilbraz Aragão, Drance Elias, Tadeu Souza, Luiz Carlos Marques, João Luiz Correia, Zuleica Dantas, Silvana Brandão e Newton Cabral, coordenador do Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião, além de alunos e ex-alunos dos programas de pós-graduação da universidade, incluindo Silvério Pessoa.

Mais informações no hotsite do Congresso: www.anptecre.pucpr.br