Pesquisadora colombiana faz palestra no 7º Encontro Internacional das Águas

A professora Claudia Campos, do Departamento de Microbiologia da Pontifícia Universidade Javeriana, da Colômbia, foi a palestrante da noite desta quinta-feira (16) no 7º Encontro Internacional das Águas, realizado na Universidade Católica de Pernambuco. Ela falou sobre “Qualidade microbiológica e toxicológica da água e sua relação com a saúde humana”. O evento foi prestigiado pelo Pró-reitor Comunitário da Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne.

Na sua apresentação, a pesquisadora mostrou que a contaminação microbiológica nas águas pode se dar por bactérias (salmonella, shigella, vibrio cólera), por vírus (hepatite, polio, rotavírus) e parasitas (ovos de helmintos, giardia e cryptosporidium), além de micro-organismos emergentes e reemergentes. No que se refere à contaminação química, ela pode ocorrer por metais pesados, pesticidas, nutrientes, subprodutos da cloração e compostos sem identifcação.

Durante a sua palestra, mostrou também que a qualidade da água tem uma relação direta com a saúde da população e que a contaminação pode ter origem tanto microbiológica quanto química. Segundo ela, para avaliar o risco da contaminação microbiológica é necessário incluir indicadores bacterianos, virais e parasitários. Já para analisar o risco toxicológico é preciso incluir indicadores vegetais, animais e bacterianos.