Pesquisador argentino realiza palestra na Unicap

O Prof. Dr. Miguel Angél Rossi, da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, deu uma aula na noite de quinta-feira (27) para estudantes do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. O tema abordado foi Escatalogía e política no pensamento de Santo Agostinho. Ontem (26) e hoje (27) , ele fez também palestra sobre A passagem do sujeito antigo ao sujeito medieval.

“Os textos de Agostinho têm um forte vínculo da escatalogia com a história”, disse o professor. “Os protagonistas de toda história são os homens. Os do passado, do presente e os do futuro”, completou. Os professores de filosofia da Unicap André Holanda e Severino Dias também estiveram presentes à aula.

“Para mim, o texto mais importante de Santo Agostinho é a Cidade de Deus”, disse o titular da cátedra de Filosofia do Instituto Germani de Buenos Aires. “Agostinho critica muito o tempo cíclico, ou seja, o tempo natural”, explicou. “Os textos dele são muitos ligados a duas definições: uma é o campo histórico e a outra é a escatalogia individual como consumação de um processo histórico”, finalizou.