Pesquisador argentino fala sobre fluxo de informações para público do Mestrado em Indústrias Criativas da Católica

Os novos modos de circulação de informação entre os meios de comunicação de massa e as redes sociais foram o ponto de partida para a palestra ministrada pelo professor Mario Carlón, na noite desta terça-feira (3), no anfiteatro do bloco G4. O coordenador da Cátedra Semiótica das Redes da Universidade de Buenos Aires também abordou a relação dessa nova circulação com as instituições, coletivos e pessoas.

Além de referencial teórico e da metodologia para aferir os dados que fazem parte da pesquisa, Carlón citou casos reais que serviram para embasar seus estudos. Um deles se referiu a um candidato a presidência da Argentina. Uma peculiaridade no sotaque foi o suficiente para a campanha adversária produzir memes negativos da imagem do candidato. Vídeos originalmente gravados para o Youtube ganharam versões caricatas que ‘viralizaram’ nas demais redes sociais. A repercussão acabou pautando programas de TV.

Num outro caso, ele exibiu um live (vídeo gravado ao vivo para o Facebook) feito por uma mulher que falava de forma lenta e ao mesmo tempo engraçada. Rapidamente, celebridades e humoristas passaram a fazer paródias sobre a situação. As pessoas só pararam quando o pai da mulher foi a uma emissora de TV explicar que ela se comportava daquela maneira devido a um atraso mental. De acordo com Carlón, houve uma certa comoção e as brincadeiras cessaram. A circulação e os tratamentos dados à informação por cada plataforma de comunicação são os objetos de pesquisa de Carlón.

“Os meios de massa dialogam com as redes sociais. Este é um trânsito inevitável”, disse a pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco, Prof.ª Drª Yvana Fechine.

A vinda do pesquisador argentino à Unicap foi possível graças a uma parceria entre o Mestrado em Indústrias Criativas da Católica e o PPGCOM. “Nossos agradecimentos à professora Yvana Fechine com quem temos laços profissionais e afetivos”, disse o coordenador do Mestrado da Unicap, Prof. Dr. Juliano Domingues. Antes de atuar no PPGCOM, Yvana foi docente da Unicap e participou do grupo de pesquisa que deu origem ao Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Católica.