Boletim Unicap

Perfil da elite colonial é tema de palestra promovida pelo Mestrado em História

O Mestrado em História da Universidade Católica de Pernambuco, coordenador pelo Prof. Dr. Tiago Cesar, promoveu, na noite de quinta-feira (11), palestra com o Prof. Dr. George Felix Cabral de Souza, da Universidade Federal de Pernambuco. Com doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha, ele abordou o tema “Construindo o perfil de uma elite colonial: Recife 1710-1822”.

De acordo com o palestrante, o tema abordado foi fruto de uma pesquisa realizada durante três anos, em documentação arquivada na cidade do Recife e na cidade de Lisboa. “Essa palestra é o resultado de uma pesquisa da minha tese de doutorado, que foi recentemente publicada em livro. Trata-se de uma história social sobre a Câmara Municipal do Recife no período colonial.” Na palestra, ele mostrou que as Câmaras Municipais tinham funções muito mais complexas do que as da atualidade. “São instituições muito interessantes pra gente compreender um pouco as relações sociais, as relações de poder, a formação dos grupos de elite e de uma série de práticas políticas que existem até hoje no país”, ressaltou.

 

Prof. Dr. George Cabral e Prof. Dr. Tiago Cesar

Segundo o professor George Cabral, algumas adaptações foram feitas na tese para adequação ao formato de livro. A obra se chama “Os exercícios de poder no Brasil colonial: A Câmara municipal do Recife 1710-1822”.

 

O próximo encontro promovido pelo Mestrado em História acontecerá na primeira semana de junho.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário