Paulo Câmara anuncia apoio ao consórcio de universidades de Pernambuco

O governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Paulo Câmara, se comprometeu na manhã desta quinta-feira (4), durante café da manhã com reitores das universidades do Estado, gestores de órgãos de fomentos, representantes de instituições de ciência, tecnologia e inovação do Estado, pesquisadores e professores universitários, a apoiar o Consórcio Pernambuco Universitas para a criação de uma legislação que possibilite as universidades locais concorrer aos editais estaduais de pesquisa de maneira conjunta. O consórcio é formado pela Católica, UFPE, UFRPE, UPE e Univasf e foi criado por iniciativa do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens.

“Temos compromisso com a ciência, a tecnologia e a inovação. Não vamos esperar o novo mandato para atender à demanda do consórcio de universidades. Até o fim do ano, vamos dar os passos para que os ajustes legais necessários sejam feitos a fim de que as universidades de Pernambuco possam concorrer aos editais de fomento à pesquisa conjuntamente”, disse Câmara.

Segundo Padre Pedro, o projeto Pernambuco Universitas é uma maneira inteligente de captar recursos para a pesquisa acadêmica local. “Temos cinco universidades locais trabalhando em parceria. Com isso, nos tornamos mais competitivos ao ampliar a capacidade instalada, número de especialidades e diversidade de profissionais”, destacou. “Se os editais de pesquisa dos organismos estaduais passarem a aceitar as postulações do consórcio, ao invés das universidades isoladamente, mais recursos fomentarão o conhecimento local”, ressaltou.

A Católica foi representada no café da manhã, realizado no Meio do Mundo Café e Bistrô, além do Reitor, pelos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Valdenice Raimundo, de Graduação e Extensão, Degislando Nóbrega, e Administrativo, Márcio Waked; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia, Andrea Câmara, e o chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino. Também estiveram presentes a candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e o candidato a senador Humberto Costa (PT), o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), e a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo.