Parceria entre Católica, SEDSDH e MPPE cria, na Unicap, Observatório de Direitos Humanos Dom Helder Camara

IMG_20141222_164432849

IMG_20141222_170139833A Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, por meio do seu Instituto Humanitas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, SEDSDH, e o Ministério Público de Pernambuco, MPPE, assinaram na tarde desta segunda-feira, dia 22, a criação do Observatório de Direitos Humanos Dom Helder Camara. A cerimônia foi realizada na Sala dos Conselhos, segundo andar do prédio da Reitoria.

O objetivo do Observatório é desenvolver atividades da área dos Direitos Humanos no Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio dos professores que atuam na temática, e interagir com a  SEDSDH, o MPPE e a sociedade civil, por meio de movimentos, como o Gajop, que militam na promoção dos Direitos Humanos.

IMG_20141222_170429586O Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne, falou, em entrevista ao Boletim Unicap, sobre a importância do Observatório para a  Católica e a sociedade. “A questão dos Direitos Humanos está no centro da nossa missão como Universidade comprometida com a vida, comprometida com os Direitos Humanos. Nós temos a Cátedra Dom Helder Camara de Direitos Humanos, nós temos o Instituto Humanitas, os nossos cursos, a própria missão da universidade está voltada para a promoção da vida, da pessoa, sobretudo das pessoas mais vulneráveis, cuja vida está mais ameaçada. A nossa Universidade está comprometida com Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para um bem comum. É a academia que vai ao encontro da sociedade. Essa inter-relação é positiva tanto para a Católica quanto para os movimentos sociais e para as políticas públicas.”

Participaram da cerimônia o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens; a Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego; o Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne; o chefe de Gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; o representante do Ministério Público de Pernambuco, promotor Marco Aurélio Farias da Silva; o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, o jurista Dr. Maxwell Vognolli; Professora do curso de Direito da Católica, Carolina Valença Ferraz e representantes da Sociedade Civil.

IMG_20141222_170416805