Palestra sobre Jornalismo Multimídia atrai professores e alunos do curso

A exibição de um vídeo produzido pelo jornal O Globo abriu a palestra Convergência Midiática em Sistema de Comunicação Regionais – a Experiência do Jornal do Commercio. O evento faz parte da 6ª Semana de Jornalismo, promovida pela Universidade Católica de Pernambuco, e aconteceu nessa quarta-feira (24), das 15h às 17h, na sala 510, do 5º andar do bloco A. O mediador foi o professor do curso, Dario Brito, e os palestrantes foram o diretor-adjunto de Redação do JC, Laurindo Ferreira, e a estagiária de Jornalismo da mesma empresa, Marília Banholser.

Professores e alunos do curso lotaram o ambiente, interagindo, por duas horas, com perguntas indispensáveis ao objetivo da palestra. A ocasião trouxe para os alunos informações do mundo contemporâneo, que envolvem o jornalismo moderno. A importância do tema atrelado à função da universidade nesse âmbito foi um dos pontos ressaltados.

Laurindo achou interessante utilizar o vídeo durante dois momentos: o início e o fim. Para ele, a retransmissão seria muito importante, pois o aluno já estaria com uma outra visão adquirida no decorrer da palestra. Produzido pelo jornal O Globo, com a campanha de reformulação do veículo, o conteúdo exibido trata da fase do jornalismo moderno no mundo da evolução tecnológica. O jornalismo multimídia. O jornalismo e suas “multifunções”.

O número de circulação do jornal impresso diminuiu bastante. Segundo Laurindo, o JC Online tem mais leitor que o Jornal do Commercio. “O importante é a reflexão a respeito de que o jornalista é um produtor de informação. A função é transmitir o produto de conteúdo jornalístico. Portanto, o meio de divulgação de notícias utilizado passa a ser um detalhe”, enfatiza Laurindo.

De acordo com o palestrante, a mudança se deve à transformação dos leitores com a evolução do mundo tecnológico. Eles deixaram de ser “passivos” e passaram a exigir mais dos veículos. A interação com os produtores de notícia é a principal exigência do público consumidor de informação jornalística. E, por sua vez, essa participação é a mais forte vantagem atribuída ao jornalismo na web. Portanto, todos os veículos detêm um meio de comunicação online.

A partir da experiência adquirida pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) até então, Laurindo Ferreira e Marília Banholser apresentaram aos estudantes a experiência do Projeto Multimídia, desenvolvido pela empresa. A estudante de Jornalismo atrasou a conclusão do curso com a finalidade de integrar o projeto, que consiste em um período de estágio passando por todas as áreas do SJCC, como rádio, online, assessoria de imprensa e impresso.

Os mitos criados a respeito do jornalismo em formação multimídia foram apresentados por ela. Discordando daqueles que afirmam que está havendo uma diminuição de vagas no mercado de trabalho, Marília acredita em um possível aumento de vagas. Para ela, é necessário abrir a cabeça para haver uma análise sobre as mudanças que contornam o jornalismo e seu público. “O interessante é questionar onde o jornalismo multimídia vai entrar”, afirma.