Palestra discute os aspectos legais da profissão do engenheiro ambiental

O curso de Engenharia Ambiental da Unicap promoveu, no dia 31 de outubro, debate sobre os aspectos legais da profissão do engenheiro ambiental, com o intuito de mostrar aos futuros profissionais da área os seus direitos e a possibilidade de participar do Conselho Regional de Química de Pernambuco (CRQ). A palestrante convidada foi Sheylane Regina S. L. Machado Lira, presidente do CRQ.

“Todo profissional quando se forma, no caso o engenheiro, tem que ter um registro para poder atuar, saber as atribuições que ele pode ter. E o engenheiro ambiental normalmente é atrelado ao CREA. Mas como ele também pode trabalhar na área ambiental e de empresas de base química, então ele poder tirar o registro dele no Conselho Regional de Química”, explicou o professor José Edson, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Unicap.

A presidente do CRQ, Sheylane Regina, está indo às universidades e escolas técnicas para explicar o que é o conselho, como funciona e seus benefícios, porque encontrou uma lacuna no curso de Engenharia Ambiental: “Uma lacuna que a gente descobriu foi no curso de Engenharia Ambiental. Dependendo da grade curricular, ele é um curso reconhecido pelo Conselho de Química. Por isso, a gente trouxe essa temática para mostrar que existe essa possibilidade de participar do CRQ, porque às vezes o profissional entra para a área de tratamento de resíduos de efluentes líquidos e de gases, que muitas vezes utilizam processos químicos. Dessa forma, a gente precisa que esse profissional esteja de acordo com o Conselho de Química” , relatou Sheylane Regina. A palestra também contou com a participação do engenheiro ambiental José Luiz Loureiro, presidente da Associação de Engenheiros Ambientais de Pernambuco, convidado como ouvinte.