Palestra de encerramento do 9º EIA abordou a internet das coisas para monitorar rios urbanos

A palestra de encerramento do 9º Encontro Internacional das Águas (EIA), da Universidade Católica de Pernambuco, realizada no dia 19 de maio, às 19h, No auditório G2 da Católica, abordou o tema: “Usando a internet das coisas para monitorar rios urbanos: a experiência em São Carlos, São Paulo. O conferencista convidado foi o pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo – USP, Campus São Carlos, Prof. Dr. Jó Ueyama. O Encontro das Águas foi realizado de 17 a 19 de maio de 2017.

Na palestra, o Prof. Dr. Jó Ueyama falou sobre o uso de internet nas coisas para fazer o monitoramento dos rios urbanos. Onde, segundo o palestrante, se tenta monitorar a parte de enchentes e de poluição de rios. “É um trabalho multidisciplinar que agrega a parte de Ciência da Computação e a parte de Meio Ambiente”, revela o pesquisador.

Ainda, segundo o palestrante, o monitoramento se dá da seguinte forma: “por meio de sensores de poluição analógicos, conectados em dispositivos embarcados com capacidade de comunicação sem fio, com tecnologia de celular 3G. Esses dispositivos leem os dados do rio, como pressão e poluição e envia isso por meio de comunicação sem fio, de tempo em tempo para gerar os alertas sobre enchentes e poluição”, explica.

Os resultados obtidos, por meio da tecnologia que monitora a poluição e as enchentes, foi que o sistema detectou e alertou sobre enchentes na localidade onde se encontra instalado, que é a cidade de São Carlos, no estado de São Paulo.

Após o término da palestra de encerramento, a reportagem do Boletim Unicap conversou a coordenadora do Encontro Internacional das Águas da Unicap, que este ano realizou a 9ª edição, professora Arminda Saconi para fazer um balanço do encontro. “Todos nós da Comissão Organizadora achamos que foi muito positiva. A gente recebeu em torno de 300 trabalhos inscritos e os que estavam diretamente relacionados com a temática central, que era ‘Rios Urbanos Limpos’, foram apresentados na forma Oral. Os demais trabalhos de subtemas foram apresentados na forma de Painel. A gente não viu nenhuma desarticulação de qualidade entre todos os trabalhos. As Comissões Organizadora e de Avaliação deu um saldo muito positivo sobre a qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição do evento.”

“Nós tivemos também um crescente de inscritos para esse evento em torno de 700 participantes, coisa que nós não esperávamos. então, o que a gente está percebendo que desde 2004, o 1º Encontro das Águas, até hoje, as pessoas estão tomando conhecimento desse evento e percebendo que a gente nunca perde a qualidade, inclusive dos palestrantes convidados, muitas vezes a gente nem conhece, mas pelas experiências e pelas publicações que eles têm, a gente convida e eles prontamente aceitam em vir participar e dar suas contribuições”, complementa professora Arminda Saconi.

Para finalizar, professora Arminda fala do sentimento da equipe. “Nós estamos felizes pelo resultado positivo do 9º Encontro Internacional das Águas!”