Palestra de abertura do Festlatino será proferida por embaixador ex-aluno da Unicap

Isnard

Com informações da coordenadora do evento professora Andréa Campos

Começa nesta quarta-feira (22) o Festival de Divulgação da Cultura dos Países Neolatinos (Festlatino 2014). Esta é a primeira vez que a Unicap sediará o evento, que faz parte da programação da Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade. A palestra de abertura será às 19h no auditório G2 e será proferida por um ex-aluno: o embaixador Isnard Penha Brasil, chefe do escritório do Itamaraty para o Nordeste. Ele irá abordar o tema Do Lácio para o Mundo: a difusão do Latim e das línguas neolatinas ao longo da História.

Isnard Penha Brasil é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unicap desde 1968. Um ano depois, ele ingressou no Curso de Preparação à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco (CPCD ) em 1969. Isnard defendeu no Curso de Altos Rstudos (CAE) a tese Turismo  como Fonte de Receita Internacional.

Ao longo da carreira, ele atuou como Secretário, Conselheiro e Ministro, exercendo diversas outras funções em Brasília e no Exterior, inclusive como Encarregado de Negócios em Postos no Uruguai, México, Japão, Espanha, Abu-Dhabi, Malásia, Holanda e Índia. Isnard foi Cônsul-Geral em Vancouver (Canadá) e, temporariamente, em Ciudad Del Este (Paraguai). Como embaixador ele serviu na Argélia, Arábia Saudita em Omã.

Desde 2008 chefia o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) no Nordeste, com sede no Recife. Atualmente, ele também ocupa a vice-presidência do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

O sucesso profissional teve como base escolas públicas de referência em Pernambuco. Ele concluiu o curso primário no Grupo Escolar João Barbalho e o secundário no Ginásio Pernambucano. Ainda em Pernambuco, Isnard  graduou-se em Inglês pela Sociedade Cultural  Brasil-Estados Unidos, onde foi professor por quatro anos.

Programação – A programação do Festlatino terrá mesas- redondas e palestras. Na quinta-feira (23), a partir das 10h, haverá mesas sobre Teatro e Literatura; Textos Sagrados; Línguas Neolatinas e Linguagem Jurídica; Integração Cultural Latinoamericana;. Em seguida, às 19h30, o historiador Frederico Pernambuco de Melo e o escritor Flávio Chaves irão proferir palestra.

Na sexta-feira (24), também a partir das 10h, os temas a serem discutidos serão Arte Erótica Feminina na Literatura e Cinema; Gastronomia nos Países de Línguas Neolatinas; O Ensino de Idiomas Neolatinos; O Romantismo na Literatura Lusa e Brasileira. Cada uma dessas mesas terá uma hora de duração. A coordenação do Festlatino é da professora do curso de Direito da Unicap, Andréa Campos. A programação também está disponível no www.unicap.br.